Curiosidades
Cerveja: Será que você sabe tudo? Mitos e verdades geladas!
A cerveja é uma bebida que ultrapassa barreiras sociais, sendo apreciada por pessoas de todas as classes. Porém, ainda existem alguns mitos sobre essa saborosa bebida. Veja a seguir o que é de fato verdade.
A cerveja é uma das bebidas alcoólicas mais antigas que existe, e sua origem remonta à antiga civilização suméria, considerada por muitos acadêmicos como a primeira da humanidade.
Para esse povo, essa bebida era mais do que uma fonte de diversão: quando os homens iam para a guerra e abandonavam seus lares por longos períodos, suas esposas vendiam cerveja para conseguir sustentar o lar até o retorno dos seus companheiros. Inclusive, as mulheres eram as responsáveis pelo preparo e pela elaboração de novas receitas.
Um fato muito curioso é que os sumérios gostavam tanto da bebida que até tinham uma deusa exclusiva para a cerveja! Sim, por mais surpreendente que pareça, realmente houve e seu nome era Ninkasi. Segundo os historiadores, essa divindade era uma das mais importantes no panteão sumério, dada a relevância que a beberagem tinha naquela sociedade.
Hoje em dia, a cerveja continua no gosto popular, e há várias pesquisas médicas que revelam seus benefícios para a saúde. Porém, o consumo excessivo pode causar inúmeros danos ao organismo. Portanto, a moderação é extremamente necessária.
Os mitos sobre a cerveja
Devido à tamanha popularidade, não é de se estranhar que existam alguns mitos relacionados à cerveja. Muitos são, inclusive, transmitidos há gerações, e algumas pessoas, mesmo sem nenhuma comprovação, preferem acreditar. Hoje, vamos conferir quatro das principais fake news difundidas por aí.
A cerveja protege o coração
Realmente existem alguns estudos que comprovam que um consumo moderado de álcool pode ser benéfico para o corpo humano. Porém, isso não quer dizer que a cerveja seja um item indicado especialmente para proteger o coração. Na verdade, sua ingestão exagerada pode trazer vários malefícios nesse sentido.
Ela ajuda a prevenir diabetes
Trabalhos acadêmicos sugerem que existe uma relação entre um consumo moderado de cerveja e um menor risco no desenvolvimento de diabetes tipo 2. Porém, o risco existente do paciente acabar contraindo outros males piores por conta do álcool, como cirrose hepática, é bastante preocupante.
Cerveja é uma bebida nutritiva
Apesar da cerveja conter algumas vitaminas do complexo B em sua composição, como potássio, minerais e magnésio, ela também é rica em calorias e carboidratos. Dessa forma, ingerir o produto sem controle geralmente causa obesidade e problemas nos rins e no fígado. Logo, jamais se deve substituir comida por cerveja.
A bebida faz bem para a saúde dos ossos
A cerveja contém uma boa quantidade de silício, um elemento de suma importância para a saúde dos ossos. Porém, novamente, o consumo alcoólico excessivo ocasiona mais problemas do que benefícios. Pacientes dependentes podem sofrer com redução da densidade óssea, e isso aumenta o risco de traumas e fraturas.

-
Política2 dias atrás
Itália altera regras de cidadania por descendência e impacta brasileiros; veja detalhes
-
Mundo2 dias atrás
A curiosa razão pela qual cidades europeias estão dando galinhas a moradores
-
Tecnologia2 dias atrás
Pouca gente sabe que usar Starlink em prédios pode dar problema! Veja por quê
-
Empresas2 dias atrás
Stefanini reorganiza operação e aposta em crescimento com IA e aquisições
-
Empresas2 dias atrás
Marketplace da Petrobras lança API Store
-
Finanças2 dias atrás
Se você mora sozinho, também pode receber benefícios pelo Caixa Tem
-
Automobilística2 dias atrás
CNH vencida? Saiba os prazos de renovação e evite penalidades
-
Finanças2 dias atrás
Caixa Tem lança cartão sem anuidade e com limite inicial de R$ 800