Empresas
Cervejinha ficou cara? Como o aumento está balançando a Heineken
Com o aumento substancial de dois dígitos no preço da cerveja, o consumo, como era de se imaginar, caiu bastante. Com isso, um dos maiores nomes do mercado, a Heineken NV, viu suas ações despencarem após ter cortado a previsão de lucros.
De acordo com os dados informados nesta última segunda-feira pela própria cervejaria holandesa, o lucro operacional teve uma queda de 22% em uma base ajustada nos primeiros seis meses do ano, além do volume de cerveja ter diminuído além do esperado, com os preços aumentando pouco menos do que 13%.
“O início do ano foi todo voltado para o repasse da inflação em nossos custos de insumos”, informa o CEO Dolf van den Brink, durante uma entrevista concedida. “Nós antecipamos nossos preços. Tivemos uma desaceleração econômica bastante forte no principal mercado do Vietnã, que é desproporcionalmente importante para nós”, finaliza.
Assim, as produtoras de cerveja estão tentando repassar os custos elevados das matérias-primas para os consumidores, mas sem fazer com que eles optem pelas marcas mais baratas em virtude desse aumento considerável nos preços.
Das grandes cervejarias mundiais, a Heineken foi a primeira a revelar os resultados do primeiro semestre deste ano, e, com base nos comentários da gigante, as rivais — Carlsberg A/S e Anheuser-Busch InBev NV — devem passar por situações tão complicadas quanto.
A Heineken, que antes projetava um crescimento de médio a alto, agora prevê um nível de estável a médio, com base em seu lucro operacional. A cervejaria com sede em Amsterdã antecipa a diminuição da inflação de custos para o próximo ano, o que pode intensificar a pressão para os preços aumentarem.
Os principais responsáveis pela queda do volume de cerveja e um aumento de receita menor que o esperado, conforme a Heineken, foram o Vietnã e a Nigéria, responsabilizados por mais da metade da queda no consumo, bem como a diminuição de demanda nas Américas.

-
Bancos14 horas atrás
Crise à vista? Santander fecha agências e demite centenas de funcionários
-
Tecnologia1 dia atrás
Aviação de luxo: confira os 5 jatos mais caros do mundo
-
Imposto de Renda - IRPF11 horas atrás
Nova tabela do Imposto de Renda é aprovada na Câmara e teto para isenção sobe
-
Economia2 dias atrás
Seu banco não quer que você veja este ranking de cartões para usar fora do Brasil
-
Finanças1 dia atrás
Nome continua negativado mesmo após pagar a dívida? Veja como resolver
-
Bancos23 horas atrás
Fim do papel? Banco do Brasil inova com comprovantes digitais via WhatsApp
-
Economia1 dia atrás
Quais empresas da Bolsa ganham mais com a mistura de combustíveis?
-
Empresas8 horas atrás
Por que o McDonald’s está sendo boicotado? Spoiler: motivo não envolve comida