Conecte-se conosco

Economia

Chair do Fed fará a primeira de três aparições diante do Congresso dos EUA para responder parlamentares

Powell irá responder às perguntas e preocupações dos parlamentares em relação às medidas tomadas para conter a crise econômica decorrente da pandemia.

Publicado

em

O chair do Federal Reserve, Jerome Powell, realiza nesta terça-feira (22) a primeira de três visitas ao Capitólio nesta semana, a fim de responder às perguntas e preocupações dos parlamentares em relação às medidas de emergência tomadas pelo banco central dos Estados Unidos para conter o impacto na economia decorrente da pandemia de coronavírus.

Powell estará acompanhado do secretário do Tesouro, Steven Mnuchin, nos encontros desta terça-feira e novamente na quinta. Nas reuniões, o chair deve ouvir um sermão dos parlamentares preocupados que, até o momento, tem havido implementação limitada de alguns dos programas criados para apoiar pequenas empresas e de que outras ações do Fed provocaram um rali no mercado acionário que exacerbou a desigualdade econômica.

A audiência desta terça-feira, que ocorre seis semanas antes da eleição presidencial, será diante do Comitê de Serviços Financeiros da Câmara, presidido pela democrata Maxine Waters, da Califórnia.

“Continuamos comprometidos em usar nossas ferramentas para fazermos o que pudermos, por quanto tempo for necessário, para garantir que a recuperação será a mais forte possível, e para limitar os danos duradouros para a economia”, dirá Powell ao painel, segundo o texto de suas declarações divulgado na segunda-feira.

No primeiro trimestre, a pandemia afetou profundamente a mais longa expansão econômica dos EUA. Na ocasião, o fechamento de empresas e o isolamento social provocaram a maior queda da atividade registrada desde ao menos a Segunda Guerra Mundial.

Como medidas de enfrentamento da crise, o Fed cortou a taxa de juros para perto de zero, ampliou as compras de títulos e lançou cerca de uma dezena de instrumentos de crédito emergenciais, vários deles com o apoio do Tesouro.

Ainda de acordo com o texto preparado por Powell para a reunião, a economia apresentou uma “melhora visível” desde o ápice da crise.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS