Finanças
Chame Uber sem medo! Veja 4 dicas para economizar ao solicitar corridas
Horários alternativos e compartilhamento de viagens ajudam a pagar menos no Uber.
Os aplicativos de transporte, como o Uber, tornaram-se indispensáveis no dia a dia de muitos brasileiros. No entanto, o impacto das corridas no orçamento mensal é notável e exige estratégias para reduzir esses custos.
Outra maneira de poupar é optar pelo compartilhamento de corridas, que oferece a vantagem de dividir o valor total da viagem entre os passageiros com destinos semelhantes. Abaixo, vamos detalhar alguns aspectos sobre a formação do preço das corridas e medidas para economizar com elas.
Algumas táticas podem funcionar para pagar menos nas corridas de Uber – Imagem: Freestocks.org/Pexels
Quais as melhores estratégias para economizar nas corridas de Uber?
A determinação do preço de uma viagem pela plataforma Uber envolve uma série de fatores, como distância, tempo, demanda e condições de tráfego, e o preço final ainda pode incluir outras cobranças, como impostos e pedágios.
A variação nos preços das viagens é também influenciada pelo fenômeno conhecido como preço dinâmico, uma variação que ocorre quando há um número superior de solicitações de viagem em comparação com a disponibilidade de motoristas, o que resulta em um aumento nos valores cobrados.
Para os usuários, é essencial compreender essas circunstâncias para planejar melhor suas viagens; veja algumas estratégias de economia relacionadas a isso.
1. Evite horários de alta demanda
As tarifas do Uber tendem a aumentar em horários de pico, como no início da manhã e no final da tarde. Planejar saídas em horários alternativos costuma gerar uma economia significativa.
Eventos especiais também influenciam a demanda e, consequentemente, os preços.
2. Cupons e promoções: como acessá-los
O Uber frequentemente lança promoções e cupons que podem ser encontrados em seu aplicativo, redes sociais ou em sites especializados. Novos usuários também conseguem se beneficiar de descontos iniciais ao se cadastrarem na plataforma.
3. Opções de compartilhamento de corridas
O modelo de corridas compartilhadas é eficaz na redução de custos. Nele, os passageiros são agrupados conforme os trajetos semelhantes, o que proporciona tarifas mais acessíveis. Porém, é necessário deslocar-se até um ponto de embarque indicado no app.
4. Programas de fidelidade e agendamento
Alguns cartões de crédito possibilitam cashback ou acúmulo de pontos ao utilizar o aplicativo de corridas. Além disso, redes varejistas e aplicativos de benefícios oferecem descontos em corridas de Uber.
Já o agendamento antecipado garante preços fixos, pois proporciona um melhor planejamento tanto para o passageiro quanto para o motorista.
Por fim, compartilhar corridas com amigos ou familiares é outra maneira prática de minimizar gastos. Ao dividir o custo direto pelo aplicativo, cada passageiro paga somente sua parte, o que mantém a viagem econômica e eficiente.

-
Artigos2 dias atrás
Trabalhador informal, MEI, autônomo e CLT: entenda as principais diferenças
-
Tecnologia3 horas atrás
Não caia nessa! 3 mensagens que podem ser golpes disfarçados no WhatsApp
-
Empresas2 dias atrás
Lucro da JBS salta 77,6% no 1TRI25, para R$ 2,9 bi
-
Carreira1 dia atrás
A IA pode se transformar no seu ‘coach de carreira’ perfeito; veja como
-
Finanças1 dia atrás
Aposentadoria aos 40 anos é um sonho possível; veja dicas para chegar lá
-
Economia2 dias atrás
Acordo entre China e EUA reduz tarifas comerciais e é elogiado por Lula
-
Economia2 dias atrás
INSS: Congresso recebe pedido para instalação de CPMI
-
Curiosidades2 dias atrás
Saiba por que brasileiros têm chamado Portugal de ‘Guiana Brasileira’