Conecte-se conosco

Tecnologia

‘Chat Lock’: WhatsApp cria proteção para guardar segredo de chats sensíveis

Novo recurso está em fase de teste na versão beta do app para Android. Usuário poderá personalizar a proteção, selecionando conversas e grupos

Publicado

em

Com tanto diálogo e troca de dados durante os chats do WhatsApp, é de se imaginar que muita informação sensível acaba sendo compartilhada pelo aplicativo, como endereços, números de telefone, documentos e muito mais.

Para proteger esses dados, os desenvolvedores da empresa planejam adicionar uma camada extra de proteção. Algumas conversas poderão ser escondidas e outras exigirão senha ou biometria para acessá-las.

A novidade, chamada “Chat Lock”, foi identificada pelo site WABetaInfo na versão beta 2.23.8.2 do aplicativo para Android. Alguns usuários inscritos no programa de testes já tiveram acesso à ferramenta.

Com a ativação do recurso, a pessoa poderá mover conversas individuais ou em grupo para uma seção protegida do app. A opção ficará disponível direto na página de informações do contato ou do grupo.

Possibilidade de bloqueio

Hoje, já é possível colocar uma espécie de proteção geral no aplicativo. Ao tentar acessá-lo, o usuário precisa informar uma senha ou a biometria para abrir a plataforma.

O novo recurso, no entanto, permitirá um bloqueio mais personalizado, com proteção específica para determinadas conversas, somente.

Com ele, o usuário poderá manter o WhatsApp sem senha, por exemplo, além de conseguir acessar o aplicativo de um jeito mais rápido e menos burocrático.

Duas ao mesmo tempo

Outra opção seria, claro, usar as duas opções de proteção ao mesmo tempo. Com tantos roubos de celular e tentativas de golpe, talvez seja interessante garantir o máximo de cuidado.

O Chat Lock servirá para evitar o acesso dos mais curiosos ou, até mesmo, impossibilitar a verificação na tela do celular das pessoas com quem você está conversando ou recebendo mensagens.

Problemas

A ferramenta segue em fase de testes e sem previsão de quando será lançada para o público geral. É comum que recursos em estágio beta ainda enfrentem problemas de instabilidade.

O WhatsApp, com certeza, deve estar aprimorando o Chat Lock para garantir que ele chegue aos usuários com o melhor desempenho possível.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com especialização em Comunicação Digital, e que trabalha há 14 anos como repórter e redator

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS