Tecnologia
ChatGPT agora fala? A nova aposta da OpenAI em assistente de voz
OpenAI, criadora do sistema de inteligência artificial que “chacoalhou” o mundo, anuncia novidades importantes na ferramenta. Venha conferir!
A OpenAI, empresa de tecnologia responsável pela criação de um dos sistemas mais revolucionários da inteligência artificial, o ChatGPT, fez um anúncio importante nessa quarta-feira (27). A partir do próximo mês, o chatbot terá uma assistente virtual própria.
Isso mesmo, usuários do ChatGPT Plus e clientes corporativos, poderão contar com o auxílio de uma assistente tal qual a Alexa, da Amazon, seja para fazer demandas ao sistema de IA ou para ouvir as respostas dadas por ele.
De acordo com a OpenAI, a assistente virtual terá cinco tipos diferentes de voz, o que permitirá que cada pessoa escolha a que mais lhe agradar ou faça trocas, com o passar do tempo.
Reconhecimento de fala e imagem
As habilidades da assistente, no entanto, não param por aí. Ela terá, ainda, um sistema de reconhecimento de fala, que será capaz de transformar em texto tudo que está sendo dito pelo usuário. De acordo com a OpenAI, o nome desse recurso é “Whisper”.
A empresa prepara, ainda, mais uma inovação. Ela vai lançar um sistema de reconhecimento de imagem, por meio do qual os usuários vão poder tirar fotos e solicitar que a inteligência artificial execute comandos específicos.
Vale mencionar, porém, que, até então, essas novas ferramentas possuem uma habilidade linguística limitada. Segundo a OpenAI, elas só conseguem transcrever com precisão textos em inglês, ou seja, em se tratando de outros idiomas, como o português, o desempenho ainda é considerado fraco.
Essa parte, com certeza, deve ser aprimorada futuramente para atender os usuários de países onde a língua nativa não é o inglês. A OpenAI, no entanto, não deu uma previsão de quando esse aspecto será melhorado.
ChatGPT
O ChatGPT foi lançado oficialmente pela empresa no final de 2022 e surpreendeu o setor de tecnologia, com o seu potencial de uso.
Uma verdadeira corrida foi iniciada, desde então, entre as concorrentes do mercado, visando a um posicionamento rápido no setor de IA.
Um ano depois, a evolução, pelo visto, continua em andamento, com o surgimento de novas ferramentas e o incremento de novos recursos.

-
Política2 dias atrás
Itália altera regras de cidadania por descendência e impacta brasileiros; veja detalhes
-
Mundo1 dia atrás
A curiosa razão pela qual cidades europeias estão dando galinhas a moradores
-
Tecnologia1 dia atrás
Pouca gente sabe que usar Starlink em prédios pode dar problema! Veja por quê
-
Empresas2 dias atrás
Stefanini reorganiza operação e aposta em crescimento com IA e aquisições
-
Empresas2 dias atrás
Marketplace da Petrobras lança API Store
-
Finanças2 dias atrás
Se você mora sozinho, também pode receber benefícios pelo Caixa Tem
-
Automobilística2 dias atrás
CNH vencida? Saiba os prazos de renovação e evite penalidades
-
Finanças2 dias atrás
Fale com o gerente! 5 taxas bancárias desnecessárias que você paga