Conecte-se conosco

Tecnologia

ChatGPT é ‘isso tudo’ mesmo? Conheça 4 assuntos que ele não domina

Inteligência artificial da OpenAI enfrenta limitações em determinados temas. É preciso ter cautela diante das respostas oferecidas por ele.

Publicado

em

O ChatGPT balançou o mercado da tecnologia nos últimos meses, tendo gerado bastante curiosidades quanto ao seu poder de uso e aplicação. A inteligência artificial criada pela OpenAI é um modelo generativo, capaz de responder perguntas e gerar conteúdos baseados em dados da internet para esclarecer as dúvidas dos usuários.

Apesar da sensação de capacidade ilimitada, o ChatGPT possui algumas barreiras e limitações. Vejas algumas nos tópicos abaixo:

Previsões

Essa talvez seja até óbvia, mas a verdade é que o chatbot da OpenAI não tem poder de prever nenhum dado futuro, como os números da Mega-Sena, por exemplo. Questionado sobre o assunto, ele dá a seguinte resposta:

“Desculpe, mas como uma inteligência artificial, eu não sou capaz de prever o resultado de jogos de azar como a Mega-Sena. Os números sorteados são determinados por um processo aleatório, e a probabilidade de acertar os números é muito baixa. A melhor estratégia é jogar com responsabilidade e sem esperar ganhar, lembrando sempre que jogos de azar podem ser viciantes e prejudiciais à saúde financeira e mental”.

Referências erradas

Em outra experiência, a plataforma demonstrou limitações para citar cinco livros da escritora Mirian Goldenberg. Além de acertar o nome de somente quatro, ele errou todas as datas de lançamento.

O último livro citado por ele, inclusive, sequer existe. A reposta dada pelo chatbot foi a seguinte:

“Mirian Goldenberg é uma socióloga, antropóloga e escritora brasileira, autora de diversos livros sobre gênero, envelhecimento, corpo, sexualidade, dentre outros temas. Abaixo seguem cinco de suas obras:

‘Coroas: Corpo, Envelhecimento, Casamento e Infidelidade’ (2006)

‘A Bela Velhice’ (2008)

‘Toda Mulher é Meio Leila Diniz’ (2011)

‘Por que Homens e Mulheres traem?’ (2013)

‘Desafios da Pesquisa Qualitativa’ (2016, em co-autoria com Fátima Oliveira e Lia Zanotta Machado).”

Dados limitados

A ferramenta até fornece algumas informações recentes, mas a fundamentação do ChatGPT se baseia, inteiramente, em dados anteriores a 2021. A inteligência artificial do chatbot foi treinada com elementos disponíveis na internet somente até essa data, portanto qualquer pergunta que envolva aspectos posteriores não terá uma resposta confiável.

Por exemplo: se você questionar as datas do Enem, Sisu e Prouni de 2023, apesar de serem questões bem objetivas, ele dará informações antigas ou completamente erradas.

Dificuldade para resolver questões lógicas

Outra limitação é quanto à capacidade de resolver questões de raciocínio lógico. Ele encontra dificuldade em apresentar as soluções e muitas vezes erra.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com especialização em Comunicação Digital, e que trabalha há 14 anos como repórter e redator

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS