Conecte-se conosco

Tecnologia

ChatGPT ficou no passado? Conheça o Claude 2, a IA que promete mais eficiência que a rival

Publicado

em

Desde que o ChatGPT foi lançado oficialmente no final de 2022, o setor de inteligência artificial não para de se desenvolver e lançar novos produtos. Desta vez, a empresa Anthropic lançou o próprio chatbot, chamado Claude 2.  

Ele seria só mais um entre tantos que estão surgindo por aí, não fosse um detalhe importante: o modelo promete ser mais eficiente e poderoso do que o GPT-4, última versão criada pela OpenAI e que é utilizada pelo ChatGPT Pro.

Segundo a Anthropic, o Claude 2 aprimorou bastante as habilidades de codificação, o que gerou resultados bem melhores no comparativo com a versão anterior.

O chatbot obteve 71,2% acima dos 56% no Codex HumanEval, que é um teste de codificação Python. Numa outra análise, feita no GSM8k, que reúne uma série de problemas de matemática do Ensino Fundamental, ele ficou com 88%, acima dos 85,2% obtidos anteriormente.

A Anthropics afirma:

“Aumentamos o comprimento da entrada e saída de Claude. Os usuários podem inserir até 100 mil tokens em cada prompt, o que significa que ele pode trabalhar em centenas de páginas de documentação técnica ou até mesmo em um livro.”

Capacidade de escrita

O Claude 2 também se destaca pela capacidade de escrita. Ele consegue escrever documentos longos, de cartas a histórias super detalhadas, e tudo de uma única vez. “Estamos iterando para melhorar a segurança subjacente dele“, diz a empresa.  

De acordo com a Anthropics, existe uma avaliação interna de equipe que classifica os modelos de inteligência artificial, usando comandos prejudiciais e testes automatizados. Nessa avaliação, o Claude 2 obteve um resultado duas vezes melhor que o Claude 1.3.

Embora nenhum modelo esteja imune a jailbreaks, usamos uma variedade de técnicas de segurança, bem como red-teaming extensivo, para melhorar os resultados”, afirma a empresa.

Fragilidade

Apesar disso, o chatbot ainda pode sofrer “alucinações” ou falhar em algumas respostas. Pode ser que algumas informações incorretas e induções ao erro continuem acontecendo.  

Um alerta dado pela Anthropics, no entanto, é que o Claude 2 não tem o objetivo ou a intenção de fornecer conselhos profissionais, como orientação legal, financeira ou médica. Buscar por esse tipo de auxílio ou informação vai além da garantia de confiabilidade do sistema.

A API do chatbot para empresas já está disponível. Para uso geral, a versão beta está sendo oferecida, até então, somente para o público dos Estados Unidos e do Reino Unido.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com especialização em Comunicação Digital, e que trabalha há 14 anos como repórter e redator

Publicidade

MAIS ACESSADAS