Economia
Chega o último mês do auxílio dedicado a caminhoneiros e taxistas; saiba mais
O Auxílio dedicado a esses trabalhadores graças a PEC Eleitoral, dever chegar ao fim. A data para o último pagamento é dia 10, sábado.
Chega o último mês em que deve ser pago o auxílio dedicado a profissionais que trabalham como taxistas e caminhoneiros.
Esses profissionais foram agraciados com esse auxílio graças à PEC Eleitoral proposta pelo presidente Jair Bolsonaro, e o último repasse acontecerá em 10 de dezembro, ou seja, neste sábado.
Essa será a sexta e última parcela do auxílio. O valor poderá ser de até 1 mil reais e deverá ser depositado na conta poupança digital Caixa Tem.
Ainda não se sabe quantos profissionais receberão o benefício este mês, mas durante o mês de novembro foram cerca de 680 mil trabalhadores contemplados.
O dinheiro é repassado pela Caixa Econômica Federal por meio do aplicativo da conta poupança digital Caixa Tem, que pode ser instalado no sistema Android e iOS.
É importante lembrar que caso o dinheiro depositado na conta não seja movimentado pelo caminhoneiro ou taxista em até 90 dias ele voltará para o Governo Federal.
PEC Eleitoral
A PEC foi criada em meados de julho, quando o aumento do combustível, e em especial do diesel, voltou a assustar os brasileiros, principalmente os que utilizam veículos como meio de trabalho.
O então presidente, Jair Bolsonaro, com medo de novas represálias por parte dessa parcela da população e com a sua reeleição em jogo, criou a PEC Eleitoral.
Com a PEC Eleitoral, houve o aumento do Auxílio Brasil e também do Vale-gás. Além disso, foi criado o auxílio no valor de 1 mil reais para ajudar os caminhoneiros e taxistas.
É importante lembrar que os aumentos, tanto do valor dos benefícios quanto do auxílio a esses profissionais, tinham data para acabar, e essa data é o mês de dezembro. Com o fim das eleições, e Luiz Inácio Lula da Silva eleito pela terceira vez, o aumento e o novo auxílio, que só foram possíveis graças à PEC Eleitoral, chegam ao fim.
O lado bom é que os beneficiados ainda têm direito a sua última parcela, que deverá ser paga no dia 10 de dezembro, um sábado.
BEm Caminhoneiro
O nome oficial do benefício dedicado aos caminhoneiros é Benefício Emergencial aos Transportadores Autônomos de Carga (BEm Caminhoneiro), que repassa o valor de 1 mil reais para essa classe de trabalhadores.
Para ser elegível ao benefício, é necessário ser um motorista cadastrado no Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTR-C), além de ter seu CPF e CNH em dia.
BEm Taxista
O BEm Taxista (Benefício Emergencial aos Motoristas de Táxis), por sua vez, é o benefício oferecido aos motoristas de táxi. O valor do repasse também pode chegar a 1 mil reais.
No entanto, o valor dedicado a esses profissionais não é fixo e depende do número de taxistas registrados pelas prefeituras.
Para receber esse benefício, o profissional necessita estar registrado pela prefeitura. O registro deve ter sido feito até o dia 28 de novembro, a fim de que o profissional seja elegível ao auxílio.

-
Tecnologia14 horas atrás
Não caia nessa! 3 mensagens que podem ser golpes disfarçados no WhatsApp
-
Finanças2 dias atrás
Aposentadoria aos 40 anos é um sonho possível; veja dicas para chegar lá
-
Empresas2 dias atrás
Lucro da JBS salta 77,6% no 1TRI25, para R$ 2,9 bi
-
Carreira2 dias atrás
A IA pode se transformar no seu ‘coach de carreira’ perfeito; veja como
-
Curiosidades2 dias atrás
Saiba por que brasileiros têm chamado Portugal de ‘Guiana Brasileira’
-
Investimentos1 dia atrás
O que são franquias e como começar uma, segundo dicas de especialista
-
Finanças1 dia atrás
Fatura paga na sexta: em quanto tempo o limite do cartão é liberado?
-
Tecnologia2 dias atrás
TikTok lança AI Alive, ferramenta que transforma fotos em vídeos animados