Conecte-se conosco

Agronegócio

Cheia de propriedades medicinais: saiba mais sobre a planta sálvia

Além dos benefícios na medicina natural, a sálvia também serve como tempero, tendo função na culinária no preparo de carnes e molhos.

Publicado

em

Salvia officinalis, popularmente conhecida como sálvia, é uma planta rica em substâncias como alcalóides, flavonóides, compostos fenólicos e terpenos, com propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, antimicrobiano, hipoglicemiante e antilipidêmico.

Sendo assim, suas folhas podem ser usadas na forma de chás para auxiliar no tratamento de vários problemas de saúde como azia, úlceras, reumatismo ou diabetes.

E além de seus benefícios significativos quando o assunto é medicina natural, a sálvia também serve como tempero, tendo função na culinária no preparo de carnes, molhos, sopas e outros mais.

Logo, a sálvia é uma ótima opção para cultivar em casa, em virtude não só da sua versatilidade, como também da facilidade para plantar a erva em vasos e canteiros. Se interessou? Então, acompanhe as principais dicas e comece já a colocar a mão na massa!

Reprodução: Freepik

Plantio

  1. Clima

A sálvia tem uma certa preferência por clima subtropical. Sendo assim, o seu cultivo é adequado em temperaturas entre 3°C e 29°C.

Além disso, se desenvolve melhor em temperatura amena, mas é importante que receba luz solar direta por algumas horas diárias.

  1. Solo

O solo para o plantio de sálvia deve ser bem drenado, leve, bem fértil e rico em nitrogênio. A planta é muito tolerante quanto ao tipo de solo e pH, mas é necessário que ele não retenha muita água, porque isso prejudica o seu crescimento.

  1. Propagação

Você pode plantar a sálvia em vasos ou diretamente no solo. Esse plantio pode ser feito através de touceiras ou pelo meio mais comum: sementes.

As sementes devem ser plantadas a, aproximadamente, 1 cm de profundidade e a germinação leva cerca de duas ou três semanas para acontecer.

Outra boa opção é comprar mudas já desenvolvidas em viveiros ou lojas especializadas. Em geral, os preços são muito acessíveis e será necessário fazer somente a transplantação.

  1. Irrigação

As regas devem ser feitas de modo a manter o solo levemente úmido, nunca encharcado demais.

  1. Colheita

Depois que as folhinhas de sálvia estiverem bem desenvolvidas, a colheita pode ser iniciada. A colheita pode ser feita de 90 a 120 dias após o plantio e para o uso doméstico.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS