Conecte-se conosco

Economia

China pretende inspecionar mais frigoríficos brasileiros; veja quais

País asiático vai elevar a compra.

Publicado

em

A Administração-Geral de Alfândegas da China (GACC) realizará auditorias virtuais em mais 28 frigoríficos brasileiros para avaliar a possível habilitação para exportação de carnes bovina, suína e de aves para o país asiático. A inspeção virtual está programada para iniciar na próxima segunda-feira (15/01) e terá duração de até duas semanas.

Os frigoríficos a serem auditados incluem 20 plantas de carne bovina, oito de carne de aves e uma de carne suína, sendo a unidade da Seara em Itajaí (SC) auditada para exportação de aves e suínos. A lista circulante entre empresários do setor apresenta 29 unidades para inspeção.

A JBS lidera a lista com nove unidades, além de duas da Seara. A Minerva terá uma unidade em Janaúba (MG), e a Marfrig terá o Frigorífico Pampeano, de Hulha Negra (RS), em seu grupo.

Frigoríficos brasileiros

Os frigoríficos das cooperativas Aurora (SC), Languiru (RS) e Cotriguaçu (PR) também serão auditados. No total, a lista abrange unidades de vários estados brasileiros, como Mato Grosso (5), Paraná (5), Mato Grosso do Sul (4), Rio Grande do Sul (3), Minas Gerais (2), Rondônia (3), Santa Catarina (2), Acre (1), Pará (2) e Goiás (1).

Em dezembro, técnicos chineses visitaram 18 plantas brasileiras, sendo três já habilitadas e as demais em processo de habilitação. Os relatórios dessas visitas, que estão em processo de tradução para análise, aumentam as expectativas por novas habilitações em 2024.

O Brasil tem atualmente 79 frigoríficos de carnes bovina, suína e de aves aguardando habilitação para exportar para a China. A decisão cabe exclusivamente aos chineses, e a perspectiva no setor é de possível habilitação em massa, com anúncios durante as celebrações dos 50 anos de relações diplomáticas entre Brasil e China ao longo deste ano.

(Com Agências).

Redatora. Formada em Técnico Contábil e Graduada em Gestão Financeira. Contato: simonillalves@gmail.com.

Publicidade

MAIS ACESSADAS