Economia
Clientes do McDonald’s têm seus dados vazados; saiba mais
O fato ocorreu após uma funcionária da franquia, acidentalmente, permitir o acesso aos dados dos clientes. Confira!
No último domingo (17), alguns clientes do McDonald’s foram surpreendidos por um e-mail que dizia que seus dados poderiam ter sido expostos. Entre eles, estão nome, estado civil, endereço, e-mail, CPF e número de telefone.
Veja também: Brasil é considerado país com maior vazamento de dados em 2021
O texto informa que o erro aconteceu porque um de seus funcionários sofreu um incidente que permitiu o acesso não autorizado a dados pessoais de alguns de seus clientes.
É informado que os dados sensíveis estão seguros e não foram expostos. Segundo a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), dados sensíveis são aqueles que tratam de informações étnicas, políticas, religiosas, genéticas, biométricas, filosóficas, de vida sexual ou de saúde.
A empresa deixou a disposição de seus clientes que tiverem dúvidas, o contato do deu SAC (sac@sacmcdonlads.com.br) e de um departamento dedicado à LGPD (privacidade.lgpd@br.mcd.com).
A maior rede de fastfood do mundo lançou uma nota através da sua assessoria de imprensa, confira:
“A Arcos Dorados, empresa que opera os restaurantes McDonald’s na América Latina e Caribe, esclarece que um dos nossos prestadores de serviços sofreu um incidente, que permitiu o acesso não autorizado a dados pessoais não sensíveis de alguns clientes da rede no Brasil.
Ao tomarmos conhecimento do ocorrido, adotamos as medidas cabíveis, bem como comunicamos a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANDP) e os clientes possivelmente impactados. A Arcos Dorados repudia esta atividade criminosa e trabalha continuamente para reforçar as medidas de proteção dos dados pessoais dos seus clientes.
Lamentamos a situação e disponibilizamos canais de comunicação para esclarecer quaisquer dúvidas dos consumidores.”
Em 2019, o site The Hack revelou que uma empresa que prestava serviços ao McDonald’s expôs mais de 2,3 milhões de dados sensíveis dos clientes da rede.
LGPD obriga empresa a avisar clientes
O advogado especialista em direito digital, Adriano Mendes, explicou que o comunicado sobre o vazamento realizado pelo McDonald’s é um dos procedimentos obrigatórios da LGPD.
“O artigo 48 determina que a empresa que tem o banco de dados é obrigada a comunicar a ANPD e o titular sempre que um incidente de segurança de informação que acarrete risco para ele. O que o McDonald’s fez não foi nada mais do que seguir a lei: identificou um incidente e está comunicando.”
Adriano diz que é importante que aqueles clientes que foram avisados, fiquem alerta sobre mensagens de promoções, ligações e utilização do cartão de crédito. Ele reforça que esses dados, possivelmente, tenham vazado em situações anteriores envolvendo outras bases, então não são novos dados para os criminosos.
Ainda que os clientes acionem a justiça, o advogado diz que é difícil obter indenizações nesses casos. “O entendimento da justiça vem sendo de que compensações só devem ser pagas se for possível comprovar o prejuízo sofrido e a ligação com o vazamento.”
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