Conecte-se conosco

Agronegócio

Você sabia que existem mais de 5 tipos diferentes de arroz?

Saiba mais sobre os tipos de arroz e entenda qual a importância que esse cereal tem no mundo nos aspectos nutricional e social.

Publicado

em

Você sabia que existem mais de 5 tipos diferentes de arroz? Saiba mais sobre eles! (20/03)

O arroz é um alimento amplamente consumido no mundo, nos seus mais variados tipos. Além disso, é um alimento muito importante para a humanidade, tanto a nível nutricional, mas também social. Nesse sentido, a FAO chegou a declarar o ano do arroz em 2004. Confira a seguir quais são os tipos de arroz.

Veja também: Crise no sistema de alimentação global

Tipos de arroz

Atualmente, os países asiáticos são responsáveis por aproximadamente 80% do arroz mundial, visto que este cereal é a base principal de diversos pratos e receitas. Em adição a isso, cerca de 600 milhões de toneladas de arroz são consumidos por ano. Contudo, o que muitos não sabem é que não existe apenas o arroz branco, mas são muitos tipos de arroz, que possuem inclusive gostos completamente diferentes. São eles:

  • O arroz integral, que é rico em fibra;
  • Basmati, que tem um rápido cozimento e tem menos amido;
  • Arroz vermelho, que tem esse nome pela sua cor avermelhada;
  • Parboilizado, que não absorve muitos sabores de outros ingredientes e temperos quando cozido;
  • Arroz de risoto e o de comida japonesa, que são voltados para pratos específicos;
  • Arroz preto, muito consumido em saladas e misturado com outros tipos, como o arroz branco ou basmati.

O arroz é um alimento de importância mundial

O arroz é um alimento cultivado há muito tempo, sendo originado no Sudeste asiático e na África Ocidental. Diante disso, estima-se que em torno de 3.000 anos antes de Cristo ele já era cultivado no mundo. Desse modo, esse cultivo foi se espalhando, afinal, consome-se o arroz em larga escala e em diversos países do mundo.

Além disso, a Organização Mundial de Saúde (OMS) considera o arroz como um alimento extremamente importante na nutrição do ser humano. Contudo, ele tem uma importância não só nutricional, como também social, sendo um alimento importante na luta contra a fome no mundo, além de empregar milhares de pessoas. Sendo assim, em 2004, a FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura) declarou aquele como o ano mundial do arroz, sendo o único cereal a receber esse título.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS