Automobilística
CNH Digital permite indicar motorista infrator em caso de multa
É possível transferir a multa de trânsito pelo aplicativo da CDT e indicar o real condutor que cometeu a infração. Confira o passo a passo:
A Carteira Digital de Trânsito (CDT) possibilita a indicação do condutor infrator pelo smartphone. A CNH digital, como é conhecida, está disponível desde 2017 para o público. Porém a função de indicar o infrator é nova e, por enquanto, pode ser usada em apenas um estado.
Leia mais: Atenção: INSS publica lista de segurados que precisam fazer perícia médica
Infração por outro condutor
É bastante comum uma infração de trânsito ser cometida por outro condutor no lugar do proprietário do veículo. Nestes casos é preciso retificar a notificação de multa pelo correio ou pelo site do Detran ou D.E.R. responsável. Contudo, nem sempre o serviço digital está disponível.
Por isso, utilizar o próprio aplicativo da CDT para essa função se torna algo vantajoso. Porém, tanto o proprietário do veículo quanto o infrator precisam estar devidamente cadastrados.
Como indicar condutor infrator por meio da CDT?
Primeiramente, é preciso que ambos os motoristas (condutor e proprietário) se cadastrem corretamente. Esse cadastro é feito no Sistema de Notificação Eletrônica (SNE). O procedimento é bastante simples pode ser feito por meio do app ou no site oficial da Senatran (https://portalservicos.senatran.serpro.gov.br/#/).
Depois, basta abrir o app da CDT e selecionar a opção “Real Infrator”. Clique no botão “Indicar” e informe o número do CPF do motorista infrator. Ele receberá uma notificação por meio do mesmo app em seu próprio smartphone.
Então, o real infrator deverá realizar a autenticação da assinatura pelo portal do governo federal (gov.br). Feito isso, o documento assinado ficará disponível dentro do aplicativo.
Disponibilização do serviço
Apesar da grande utilidade, o serviço de indicação do condutor infrator pela CDT ainda não está disponível para todos. Apenas moradores do Espírito Santo podem fazer uso da ferramenta. Ou seja, apenas os locais administrados pelo Detran-ES têm o recurso à disposição.
Embora ainda limitada, a nova forma de indicação deve ser ampliada para o restante do Brasil. A própria Polícia Rodoviária Federal deverá ter acesso às notificações eletrônicas.
CNH digital
É importante ressaltar que a CDT é um app gratuito e que pode ser baixado por todos os motoristas. O software está disponível para Android e iOS.
Para registrar sua CNH digital, siga o passo a passo:
1 – Baixe o app da CDT;
2 – Faça login com o cadastro registrado no portal Gov.br;
3 – O app pedirá a foto do QR Code que está atrás da CNH convencional;
4 – Confirme seu CEP;
5 – Cadastre o Renavam e o código do CRV.

-
Tecnologia2 dias atrás
Não caia nessa! 3 mensagens que podem ser golpes disfarçados no WhatsApp
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Brasil é o 6º país que mais adota trabalho remoto no mundo; veja o ranking
-
Tecnologia2 dias atrás
Ferramenta expõe dados de contato no LinkedIn e preocupa usuários
-
Agronegócio1 dia atrás
Cróton: conheça a rotina de cultivo ideal para essa planta
-
Curiosidades2 dias atrás
Buffett promete doar 99% de sua fortuna — veja quem será beneficiado
-
Curiosidades2 dias atrás
Patrimônio de José Mujica: quanto o ‘presidente mais pobre do mundo’ deixou?
-
Investimentos1 dia atrás
O que o Fundo Garantidor de Crédito não cobre: veja os investimentos fora da proteção