Curiosidades
CNH Social 2023: quem terá direito a habilitação de forma gratuita?
O programa CNH social foi aderido por estados do país e já é totalmente possível realizar o sonho da habilitação. É preciso cumprir regras.
Em alguns estados, o preço para tirar a CNH pode chegar a R$ 3 mil nos dias atuais, o que foge à realidade de muitos brasileiros. Confira como será possível utilizar toda a documentação gratuita em 2023.
Conquistar a CNH pode ser o sonho de muita gente e é importante lembrar que este sonho pode estar distante para muitos brasileiros. A habilitação facilita a locomoção diária, o que também significa totalmente que a conquista pela carteira é uma vitória pessoal. No entanto, os altos valores cobrados para que seja emitido o documento é o maior impedimento para pessoas de baixa renda.
O valor para tirar a CNH varia de estado para estado, também depende muito da autoescola que o candidato à carteira procura. A depender da localidade, o preço total pode atingir R$ 3 mil, tonando-se inviável para pessoas que possuem baixa renda.
Agora, o que muitos não sabem é que alguns lugares têm oferecido a opção de conquistar a CNH de forma gratuita pelo programa CNH Social. Confira:
Qual é a utilidade do programa?
De forma geral, o programa CNH Social funciona com a intenção de oferecer a carteira de forma gratuita. O documento em mãos também pode significar chances maiores de empregos e, por exemplo, uma possível chance de melhorar de vida.
A gratuidade deste programa é aplicada aos valores que são cobrados pelo Detran e também sobre os valores cobrados na autoescola. Assim, quem participa do programa não precisa pagar nada para a retirada do documento.
Quais são os estados que tem oferecido a CNH gratuitamente?
Não são todos os estados do país que oferecem a CNH de forma gratuita pelo programa. Cada estado tem determinada autonomia para que seja decidido se o benefício será concedido ou não. A quantidade de vagas disponibilizadas também fica a critério do estado.
Para consultar quais são as regiões que adeririam ao programa, consulte o Detran para o respectivo estado. Estes já estão oferecendo a CNH gratuita:
• Goiás;
• Espírito Santo;
• Distrito Federal;
• Ceará;
• Bahia;
• Amazonas;
• Acre;
• Roraima;
• Rio Grande do Sul;
• Rio Grande do Norte.
• Pernambuco.
• Paraíba;
• Pará;
• Maranhão.
Quem poderá participar do programa?
Assim como cada estado decide quem pode participar do programa, cada estado também tem liberdade para definir as regras específicas.
Algumas dessas regras são gerais: ser maior de 18 anos de idade, estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico), estar desempregado há no mínimo 12 meses e ser aluno da rede pública na modalidade de estudantes.
É exigido saber escrever, ler, ter a renda familiar mensal de até dois salários mínimos ou receber o benefício de algum programa social.

-
Política1 dia atrás
Itália altera regras de cidadania por descendência e impacta brasileiros; veja detalhes
-
Mundo1 dia atrás
A curiosa razão pela qual cidades europeias estão dando galinhas a moradores
-
Bancos2 dias atrás
Grande banco fecha 38 agências e impacta clientes e funcionários
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Renda máxima: quanto um motorista da Uber consegue fazer por mês?
-
Empresas1 dia atrás
Stefanini reorganiza operação e aposta em crescimento com IA e aquisições
-
Empresas1 dia atrás
Marketplace da Petrobras lança API Store
-
Finanças1 dia atrás
Se você mora sozinho, também pode receber benefícios pelo Caixa Tem
-
Finanças2 dias atrás
Fale com o gerente! 5 taxas bancárias desnecessárias que você paga