Conecte-se conosco

Educação

Coco, cocô, côco: Qual é a forma forreta? Acerte na escrita!

Por vezes, a língua portuguesa nos prega algumas peças. Nesse sentido, é preciso que fiquemos bastante atentos quanto à acentuação correta das palavras.

Publicado

em

O português é um idioma repleto de regras e maneirismos específicos quanto as palavras e expressões. Por vezes, um acento ou vírgula no lugar errado pode mudar todo o sentido de uma frase.

E, é claro, isso levanta dúvidas sobre o uso do acento nas palavras, principalmente após o último acordo ortográfico que passou a valer em 2009, mas que, mesmo após tanto tempo, ainda causa confusão. Por exemplo, você sabe qual é a grafia correta usada para escrever coco, côco ou cocô?

Em primeiro lugar, é importante compreender o significado das palavras antes de saber aonde vão os acentos. Você está falando sobre a fruta que cresce no coqueiro ou sobre excrementos?

Cada caso exige uma regra gramatical diferente

Não são necessários mais acentos circunflexos quando se fala da fruta que brota dos coqueiros. Portanto, a maneira correta de escrever conforme as atuais regras gramaticais é sem utilizar acentuação.

Em alguns casos, a palavra também é usada como substantivo para se referir à cabeça de alguém ou a um crânio. Além disso, em algumas regiões brasileiras, “coco” é sinônimo de bicho-papão, um monstro muito comum no imaginário popular, que se dizem devorar criancinhas.

Para deixar o exemplo mais claro e fácil de entender, vamos mostrar a seguir alguns exemplos práticos do uso desse termo que causa tanta confusão na cabeça das pessoas.

  • Nada melhor que uma água de coco bem fresquinha para um dia de praia!
  • Esses bolos de abacaxi com coco são deliciosos!
  • O coqueiro está cheio de cocos.
  • Agora usamos óleo de coco aqui em casa.
  • Desculpe! Esmaguei o coco na mesa!
  • Meu filho ficou com medo de dormir à noite após ouvir a lenda do coco.

Agora, o caso palavra “cocô”, com acento circunflexo na última letra, também está correto, porém ela significa excremento. Vamos conferir alguns exemplos?

  • Seu carro está coberto de cocô de passarinho.
  • Ele quer fazer cocô.
  • Recolha o cocô do seu animal de estimação ao passear com ele!

Portanto, a palavra “côco”, quando leva o acento circunflexo na primeira sílaba, está errada e não existe no nosso idioma, então é preciso ficar bastante atento, pois tal erro pode custar muito ao candidato durante um concurso.

Por fim, o coco que significa fruta não tem acento. Isso ocorre porque a segunda sílaba é tônica e classificada como consoante. Conforme as novas regras ortográficas, as palavras paroxítonas devem ser acentuadas apenas se terminarem em -x, -r, -l, -n, -ps, -ons, -om, -um, -uns, -ã, -ãs, -ão, -ãos e ditongos verbais.

Por outro lado, a palavra “cocô”  que nos remete a fezes é classificada como oxítona e usa um acento circunflexo na última letra. Além de também ser bastante utilizada como sinônimo para situações ruins ou desvantajosas para um indivíduo.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS