Conecte-se conosco

Curiosidades

Codex Seassoon: bíblia mais valiosa do mundo estará a venda em leilão

Bíblia hebraica é considerada a mais antiga e rara do mundo e em breve estará a venda em um leilão para concluir seus mil anos de história.

Publicado

em

Um dos livros mais significativos do mundo estará à venda em um leilão no mês de maio. O Codex Seassoon é uma bíblia de origem hebraica do século X que possui uma grandeza não só em seu valor, mas também na força de suas das páginas, pesando cerca de 11 quilos.

O objeto já é considerado um dos manuscritos mais caros da história de um leilão. O valor pode chegar até US$ 50 milhões, cerca de R$ 264 milhões de reais.

Codex Seassoon

O Codex Seassoon possui um valor inestimável e não é só porque o item é o mais completo e antigo que existe atualmente, mas também porque carrega em suas páginas cânticos e vogais que demais livros judaicos não tem.

Estima-se que a obra tenha sido escrita por volta do fim do século IX ou até mesmo no início do século X. O volume é dividido entre as obras de Torá (Pentateuco), os Nevi’im (Profetas) e por último Ketuvim (Escritos).

“É um livro que tem tanta ressonância para tantos milhões de pessoas ao redor do mundo, então sentimos que o preço era equivalente ao seu poder”, conta Sharon Liberman Mintz, especialista sênior em história judaica da Sotheby’s.

Imagem: Danika Perkinson | Unsplash

A história por trás do Codex Seassoon

Além de possuir um extenso conteúdo, a bíblia hebraica já viveu inúmeras histórias e chegou a estar em diferentes mãos. No entanto, o leilão irá marcar seu longo percurso de mil anos de contos.

Para entender melhor, a primeira venda que marcou Codex Seasssoon foi durante o século XI. Um empresário chamado Khalaf Ben Abraham vendeu o manuscrito por 37 dinares de ouro para Isaac Ben Ezekiel.

Mintz revela que “toda esta história adicional torna o livro emocionante, não apenas como um objeto fundamental da civilização judaica e mundial, mas também como algo profundamente pessoal.”

É de comum acordo que quem comprar o livro no mês de maio no leilão, terá um objeto poderoso em mãos, pois ele pode ser considerado um marco na civilização mundial.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS