Conecte-se conosco

Agronegócio

Colar de tartaruga: conheça essa planta muito fácil de cultivar

Com folhagens que lembram cascos de tartaruga, essa espécie exige cuidados básicos em seu cultivo.

Publicado

em

Nativa das florestas tropicais da América do Sul, a colar de tartaruga tem ganhado adoradores em todo o Brasil. Seu nome científico é Peperomia prostrata.

Leia também: Veja como plantar repolho e os benefícios desse vegetal

A espécie desenvolve ramos frágeis mas ‘pesados’, que caem com a gravidade. Suas folhas são pequenas, arredondadas, verdes e semisuculentas, e, quando vistas de cima, lembram um casco de tartaruga. Por isso, ela recebe esse nome.

Cuidados com a colar de tartaruga

  • Luz

A colar de tartaruga é considerada uma planta semisuculenta e, por isso, se desenvolve com mais facilidade em ambientes com luminosidade difusa e moderada. O excesso de sol pleno pode murchar seus caules e folhas, causando uma desidratação fatal. Portanto, o ideal é que ela fique acomodada em locais sombreados, mas com bastante claridade diária.

  • Terra

Para o plantio, é indicado que os substratos utilizados sejam mais porosos, a fim de drenar bem a água das regas, ainda que nutritivos e com a presença de matéria orgânica. Uma boa opção é a mistura de terra mais fibrosa com fibra de coco, casca de arroz carbonizada ou uma pequena parte de areia lavada.

  • Rega

A planta gosta de uma umidade relativa do ar mais alta e detesta solos encharcados. Por isso, o ideal é que as regas sejam moderadas, feitas apenas quando a terra estiver seca.

  • Adubação

Para esse processo, é indicada a utilização de húmus de minhoca, esterco curtido ou bokashi. O produto escolhido deve ser polvilhado sobre a superfície do substrato, misturando-o com a superfície da terra e com moderação.

E pronto! Agora que você já sabe como cultivar a colar de tartaruga, é hora de colocar os ensinamentos em prática. Bom plantio!

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS