Conecte-se conosco

Agronegócio

Veja como plantar repolho e os benefícios desse vegetal

Dependendo da variedade e das condições, a colheita do repolho leva de dois a quatro meses após o plantio.

Publicado

em

Da espécie Brassica oleracea, os repolhos são plantas que produzem uma cabeça compacta de folhas durante seu ciclo de vida. A couve, a couve-rábano, a couve-flor e o brócolis são outros exemplos dessa mesma espécie.

Leia também: Como plantar pimenta biquinho no vaso?

Presente na mesa de muitos brasileiros, os tipos de repolho variam em tamanho, forma e cor da cabeça, e existem duas variedades principais. São eles o repolho de folhas lisas (Brassica oleracea, Grupo capitata) e o repolho de folhas crespas (Brassica oleracea, Grupo sabauba), conhecidos como repolhos-crespos, repolhos-savoy ou couves-lombardas.

O repolho ainda possui muitos benefícios. Os diversos componentes antioxidantes encontrados no vegetal são os principais responsáveis ​​pelo seu efeito anti-inflamatório. Além disso, o repolho melhora a digestão, graças às fibras solúveis. Elas também são responsáveis por reduzir os níveis de colesterol ruim.

Clima

Primeiro, é importante escolher uma variedade de repolho para cultivo com base no clima local e na época do ano em que ocorrerá o plantio. O repolho é um vegetal de clima frio, e algumas cultivares podem sobreviver mesmo quando as temperaturas caem para -10°C por curtos períodos de tempo. Contudo, algumas variedades são adaptadas a climas mais quentes e toleram temperaturas mais altas. Assim, existem variedades de inverno e de verão. 

A exposição prolongada a temperaturas muito altas ou muito baixas pode induzir a floração precoce em plantas bem desenvolvidas.  

Solo

Além disso, o solo deve ser fértil, rico em matéria orgânica, reter bem a umidade e ser bem drenado.

Irrigação

O repolho deve ser irrigado com frequência, de forma que o solo fique sempre úmido, mas sem ficar encharcado.

Luminosidade

O repolho necessita de alta luminosidade, devendo ser cultivado com luz solar direta.

Plantio

O plantio é feito por sementes, diretamente em local definido, ou em canteiro e transplantada quando as mudas atingem cerca de 10 a 15 cm de altura. A profundidade de semeadura pode ser de 1 a 2 cm e a germinação geralmente leva menos de uma semana. 

Dependendo da variedade plantada e do tamanho das cabeças a serem colhidas, o espaçamento recomendado entre as plantas pode variar de 30 a 60 cm. Dentro de certos limites, quanto maior o espaçamento, maior pode ser a cabeça formada. 

Colheita

Dependendo da variedade e das condições de cultivo, a colheita do repolho leva de dois a quatro meses após o plantio. Colha o vegetal quando a cabeça estiver bem formada, firme e compacta. Algumas cultivares podem rebrotar e produzir uma segunda safra de pequenas cabeças se as plantas forem deixadas no solo e os caules tiverem pelo menos 10 cm de altura. 

O repolho pode ser consumido cru ou cozido, e seu uso em conservas é muito comum. No entanto, o repolho cozido demais pode desenvolver um sabor e cheiro desagradáveis, ​​porque o sulfeto de hidrogênio é produzido durante o processo de cozimento.

Agora que você sabe como realizar o plantio desse vegetal maravilhoso, que tal iniciar o seu?

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS