Conecte-se conosco

Agronegócio

Colheita de milho no Mato Grosso do Sul chega a 70%

Apesar do avanço, o preço do cereal tem registrado queda, segundo Federação da Agricultura e Pecuária do Estado

Publicado

em

A Federação da Agricultura e Pecuária do Mato Grosso do Sul (Famasul) divulgou em seu Boletim Semanal da Casa Rural que a colheita do milho chegou aos 70% no Estado do Mato Grosso do Sul. No mesmo período do ano passado, a colheita já estava em 64,1% do total.

Mas apesar do avanço, o preço do cereal tem caído, de acordo com o acompanhamento da safra. Segundo o levantamento, a projeção de produtividade média segue o da semana anterior, que foi de 52,3 sacas por hectare. Esse número corresponde a uma produção total de 6,285 milhões de hectares.

No Estado, o preço do milho caiu 4,13% entre os dias 23 e 30 de agosto. Neste período, o valor do cereal foi fechado a R$ 87,00. No geral, o preço médio de comercialização de agosto foi R$ 91,10 por saca.

Qualidade

Em nota, a Famasul afirmou que as alterações climáticas interferiram na qualidade do grão. “No início da 2ª safra de milho 2020/2021 havia a expectativa de um volume 9,013 milhões de toneladas de grãos e uma produtividade média de 75 sc/ha. Entretanto, a ocorrência de adversidades climáticas nas principais regiões produtoras do estado, em especial o reduzido volume de chuvas, afetaram diretamente o desenvolvimento fenológico e a granação do milho, levando a maioria das lavouras a serem enquadradas na classificação ‘regular e ruins'”, afirma.

De acordo com a entidade, apenas 1% das lavouras se apresentam em boas condições, com plantas viçosas e que garantem boa produtividade. 36% delas estão regulares, com plantas que apresentam poucos danos causados por pragas, por exemplo. E 63% foram avaliadas como ruins, como alta infestação de plantas daninhas, pragas e doenças ou falhas, desfolhas e amarelamento precoce, dentre outros defeitos.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS