Conecte-se conosco

Agronegócio

Colômbia prevê aumento de 13 milhões de sacas na produção de café

Em 2021, a safra de café do País caiu 9%; em 2022, alta pode chegar a 5%.

Publicado

em

O principal fornecedor mundial de grãos de arábica lavados informou que sua produção pode se elevar este ano. A previsão da Colômbia é ultrapassar 13 milhões de sacas de 60 quilos em 2022, o que representa um aumento acima do esperado em relação a 2021, segundo informou o ministro da Agricultura do País, Rodolfo Zea.

“Para este ano projetamos que a produção de café será da ordem de 13,2 milhões de sacas, o que nos permite apresentar um crescimento de 5% em relação a 2021”, disse Zea em comunicado.

Fontes do setor defendem que a melhora no setor está associada às condições climáticas nas regiões produtoras e à normalidade dos embarques para os portos, o que favoreceu a cultura.

Em 2021, a safra de café da Colômbia caiu 9%, para 12,6 milhões de sacas de 60 quilos, a menor dos últimos sete anos. O aumento das chuvas e bloqueios de estradas em meio a protestos contra o governo influenciou na queda, de acordo com a Federação Nacional dos Cafeicultores.

Anualmente, o País tem capacidade para produzir cerca de 14 milhões de sacas. Conhecida pela produção de cafés de alta qualidade, a Colômbia é a terceira maior produtora mundial do grão, atrás do Brasil e Vietnã.

Ao todo, as plantações de café ocupam 840 mil hectares no território colombiano. Cerca de 500 mil famílias dependem da atividade econômica.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS