Saúde
Coma esse carboidrato para emagrecer
Confira um alimento que, mesmo sendo fonte de carboidratos, ajuda no processo de emagrecimento.
O feijão é um alimento muito popular no Brasil e também em outras partes do mundo, mas muitas pessoas têm dúvidas sobre os seus verdadeiros benefícios e sua relação com o emagrecimento. Afinal, o feijão é fonte de carboidratos, um nutriente que muitas vezes é visto como o vilão das dietas.
O que muitos acabam ignorando, simplesmente por ser um alimento do grupo dos carboidratos, é que o feijão também é rico em proteínas, fibras, minerais e vitaminas, o que faz dele um alimento extremamente nutritivo e saudável — isso sem falar no sabor que um feijão bem temperado traz para o seu prato.
O feijão é um tipo de leguminosa, assim como a lentilha, o grão-de-bico e a ervilha. Existem diversos tipos de feijão, como o preto, o carioca, o rosinha, o roxo, o jalo e o fradinho. Cada um deles possui uma composição nutricional um pouco diferente, mas são todos benéficos para a sua saúde e dieta.
Essa leguminosa é considerada um carboidrato do tipo complexo, ou seja, o feijão é digerido mais lentamente pelo organismo e não causa picos de glicose no sangue, o que é muito importante para evitar a resistência à insulina e o diabetes.
Um estudo feito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) apontou que o consumo regular de feijão ajuda no processo de perda de peso. Na pesquisa, quem não consumia a leguminosa tinha 10% a mais de chance de sofrer com excesso de peso, e 20% a mais de risco de obesidade.
Então, pode ser que simplesmente retirar o feijão da sua dieta não seja a mais brilhante das ideias. Por exemplo, no almoço, ele pode contribuir para a sensação de saciedade ao decorrer do dia, fazendo com que as pessoas que consomem o alimento se sintam mais satisfeitas e, em consequência, belisquem menos durante o dia.
Você pode combinar esse alimento incrível com arroz integral, saladas, carnes magras ou outros alimentos saudáveis, caso esteja em processo de emagrecimento. Lembre-se que o ideal é consultar um nutricionista para receber orientação individualizada e descobrir o que é melhor para você e seu corpo.
-
Tecnologia2 dias atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas2 dias atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo2 dias atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia2 dias atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Tecnologia2 dias atrás
Transforme seu celular Xiaomi com estas 6 configurações importantes