Imposto de Renda - IRPF
Comissão aprova isenção do imposto de renda para serviços essenciais
Um projeto prevê a isenção do pagamento do imposto de renda para os profissionais de áreas essenciais em tempos de calamidade.
Uma comissão da Câmara dos Deputados aprovou a isenção do Imposto de Renda para os profissionais que trabalhem nos chamados serviços essenciais. O IR é um compromisso anual dos profissionais de diversos segmentos.
Leia mais: IPVA 2022: Saiba como calcular o imposto do seu carro para o ano que vem
Apesar de ser uma obrigação anual, o IR pode ser isento para profissionais com atividade definida por lei como essencial. São os casos de trabalhadores com serviços ligados ao atendimento em tempos de pandemia, por exemplo. O projeto é voltado para aqueles que em diversos momentos não deixam os empregos de lado em prol da comunidade.
Isenção do imposto de renda
Os trabalhos considerações essenciais são aqueles, por exemplo, dos profissionais de saúde. Isso ficou ainda mais evidente durante a pandemia da Covid-19. Enquanto se cobrava o isolamento social e o afastamento das funções, os profissionais de saúde enfrentavam longas jornadas por serem essenciais no combate à pandemia.
Outras categorias também se encaixam como essenciais. Por isso, a proposta de isenção do Imposto de Renda foi discutida na Comissão de Seguridade Social e Família, da Câmara dos Deputados.
A proposta vem como forma de reconhecer os esforços desses profissionais, com serviços prestados à sociedade. Inclui também os trabalhadores da segurança. A princípio o projeto foi aprovado pela Comissão e ainda vai passar por outras comissões, sendo a de Finanças e Tributação e Constituição e Justiça e de Cidadania.
Pelo projeto, a isenção valeria pelo período de calamidade durante a vigência dos decretos. É uma forma de demonstração de agradecimento pelos serviços prestados, com reconhecimento da importância das atividades executadas por esses profissionais.
Ainda de acordo com o texto do projeto, a isenção do Imposto de Renda vai renunciar a uma parte muito pequena da receita, que nem se aproxima dos benefícios conseguidos por meio da dedicação desses profissionais.

-
Tecnologia2 dias atrás
Nokia aposta na simplicidade e retorna ao mercado de celulares
-
Tecnologia2 dias atrás
É possível usar o Google Maps sem ter internet; veja como
-
Empresas1 dia atrás
Quais os direitos dos passageiros da Voepass após o fim das operações da empresa?
-
Finanças16 horas atrás
Mesmo negativado, você pode pedir empréstimo pelo WhatsApp
-
Economia9 horas atrás
Governo altera Bolsa Família e intensifica controle familiar
-
Empresas21 horas atrás
20 startups brasileiras estão bombando e chamaram a atenção do LinkedIn
-
Criptomoedas2 dias atrás
Quer investir em bitcoin? Veja como começar do jeito certo
-
Carreira13 horas atrás
Sem dívidas nem chefe: o que estudar agora para ter independência financeira até 2030?