Conecte-se conosco

Ações, Units e ETF's

Commodities: preços devem seguir elevados em 2022, diz BTG

Soja, Milho, Café, Minério, Petróleo, etc

Publicado

em

O preço das commodities devem seguir elevados em 2022, segundo o BTG Pactual.

De acordo com o banco de investimentos, o último mês foi marcado pela redução da preocupação com a variante ômicron, o que impulsionou altas em diversos ativos, dentre eles a maioria das commodities cobertas pelo BTG.

“Ainda existe um nível de incerteza bastante elevado, mas o fato das vacinas, com dose de reforço, possuírem efetividade contra a nova cepa trouxe alívio. A elevação das cotações do petróleo também foi impulsionada pelos baixos níveis de estoques nos EUA e pela crise no Cazaquistão”, destacou.

E complementou: “a fala do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, no senado estadunidense, sinalizando que a redução do balanço da instituição ainda será discutida nas próximas reuniões do FOMC, completou o conjunto dos principais elementos altistas. Nesta linha, o minério de ferro também apresentou recuperação expressiva, mas o grande fundamento para a alta é a expectativa pela retomada do nível usual de produção de aço na China.”

Commodities

Ainda de acordo com o BTG, entre as soft commodities, a soja e o milho tomaram direção de alta nas últimas semanas a partir do impacto da La Niña na América do Sul, que provocou baixa incidência de chuvas disseminadas.

“Este cenário estimulou diversas instituições governamentais, incluindo o USDA, a revisar suas respectivas expectativas para a produção da próxima safra. Não obstante, ainda é caso base uma safra recorde para a soja e uma recuperação acima de 20% na produção de milho no Brasil”, disse.

E acrescentou que contrário ao usualmente observado, o etanol não seguiu o rumo do petróleo, apresentando leve queda nas últimas semanas, trajetória semelhante à do açúcar. O quadro de oferta e demanda do açúcar ficou ligeiramente melhor, com números positivos para as produções na Europa e na Índia.

Já o café, que sofreu de questões climáticas no Brasil assim como o açúcar, segue em trajetória de alta. Os preços do Arábica podem manter esta direção pela retomada da demanda neste ano, que deve ser marcado por maior mobilidade social.

Boi gordo

Conforme o banco de investimentos, o boi gordo apresentou novo movimento de alta, desta vez motivado pelo fim efetivo do embargo chinês às exportações brasileiras. Além deste evento, o gigante asiático deve ganhar importância adicional para o mercado de commodities em 2022, visto que estímulos estatais, com o objetivo de alcançar o target de crescimento econômico do Plano Quinquenal, devem voltar à mesa.

Publicidade
Comentários

MAIS ACESSADAS