Conecte-se conosco

MEI

Como calcular preço de venda de um produto

Publicado

em

Como calcular preço de venda de um produto

A abertura de um novo negócio é, de fato, um grande desafio. Empreendedores de primeira viagem têm diversas dúvidas sobre tantos procedimentos que, sozinhos, precisarão tomar. Mas, uma das dúvidas precisa, de fato, ser sanada para que o empreendimento tenha lucro: a precificação.

Mesmo que cálculos não sejam o seu forte, será necessário enfrentar esse medo calcular seu preço de venda ou serviço. Isso vale tanto para negócios fixos como e-commerce, ou seja, negócios online.

Para facilitar, trouxemos um pequeno guia de como calcular seu preço de venda.

O que levar em conta para calcular o preço de venda?

Tenha em mente que o preço de venda deverá cobrir o custo direto da mercadoria, produto ou serviço, as despesas variáveis (impostos e comissões), despesas fixas (aluguel, água, luz, telefone, salários) e permitir o lucro líquido adequado.

No entanto, é interessante que o empreendedor analise o seu público e tenha a sensibilidade de que tipo de precificação deve aplicar. Por exemplo, uma loja em mercado popular não pode colocar, em um vestido, um preço praticado em boutiques de luxo.

Porém, o empreendedor precisa, também, analisar se os preços baixos, de fato, atrairão um volume de vendas capaz de compensar o lucro menor.

O que é o custo por produto?

É o que você irá, de fato, gastar para adquirir um produto pronto ou a mercadoria que será utilizada como matéria prima. Por exemplo: a bota que irá comprar para revender ou o couro que usará para fabricar seu próprio calçado.

Mas, lembre-se de incluir qualquer tipo de despesa envolvida nessa aquisição ou confecção, como transporte, combustível, motoboy, linha, fivela, entre outras. Em uma demonstração prática:

  • a bota no fornecedor custou R$ 100,00 mas, você gastou R$ 30,00 com o transporte. Então, o custo por produto ficou em R$ 130,00
  • o couro custou R$ 120,00 mas, fivelas, borracha, zíper e enfeites saíram por mais R$ 40,00. Logo, seu custo ficou em R$ 160,00

Não se esqueça das despesas fixas

São aquelas que você tem além dos custos por produto, como aluguel, água, telefone, internet, contribuição mensal, ou seja, tudo o que você sempre precisa pagar.

Para inserir isso no seu cálculo, basta somar o total obtido com vendas nos últimos 12 meses, dividir o total de despesas pelas vendas e multiplicar por 100. O resultado dessa conta é o percentual que cada venda deve contribuir para que as despesas fixas sejam abatidas.

Mais um exemplo: nos últimos 12 meses, suas despesas fixas somaram R$ 20 mil e R$ 60 mil de vendas.
Logo: R$ 20.000/60.000x 100=33%

E agora, como definir minha margem de lucro?

Como você já calculou o custo específico por produto e o percentual de abatimento dos custos fixos, fica mais fácil definir sua margem de lucro. Ela deve ser calculada sobre cada produto, por isso, você pode definir uma margem de lucro por cada um.

Até porque cada produto tem um custo e isso pode ser considerado na hora de precificá-lo. Mas, lembre-se de definir uma margem mínima para sua produção. Para exemplificar, usaremos 20%.

Ok, então, vamos calcular o preço de venda do seu produto, seguindo no exemplo da bota pronta.

Se o custo foi de R$ 130,00, o percentual de despesas fixas é de 33% e a margem de lucro é de 20%, vamos ver qual o valor final:

O preço de venda é o valor total do que você quer, certo? Logo, montamos uma equação:

100% = 130 + 33% + 20%
100% = 130 + 53%
100% – 53% = 130
47% = 130
130/47 = 2,76 x 100 = R$ 276,00

Entendeu? Matemática pode não ser sua melhor amiga, mas, seguindo esse raciocínio, vai ficar muito mais fácil precificar seus produtos de forma justa!

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS