Conecte-se conosco

MEI

Como cancelar notas erradas na NFS-e nacional

Cancelamento é simples e rápido de fazer. Aprenda agora!

Publicado

em

A NFS-e, também chamada de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica padrão nacional, começou a ser obrigatória a partir de 01/09/2023 para todos os MEIs (Microempreendedores Individuais) que prestam algum tipo de serviço voltado para pessoa jurídica.

Porém, infelizmente, o site onde a emissão do documento é realizada está passando por alguns problemas, de modo que instabilidades estão sendo relatadas por várias pessoas.

Logo, também é importante saber como preencher o documento corretamente, evitando possíveis erros que podem obrigar o indivíduo a ter que refazer a nota.

Mas sabemos que, por vezes, erros são inevitáveis e situações assim exigem que a pessoa também saiba como cancelar o comprovante fiscal incorreto.

Acompanhe aqui o passo a passo para contornar e corrigir essas eventualidades.

Como efetuar o cancelamento de notas

Como foi dito acima, não é sempre que erros conseguem ser evitados, e isso é algo estritamente normal. Afinal, somos todos humanos e naturalmente propensos a errar. O importante é saber o que fazer quando isso acontecer.

Foi pensando em facilitar seu dia a dia que listamos aqui o modo como você deve proceder para cancelar uma nota preenchida incorretamente. Confira:

  1. Acesse o emissor web da NFS-e, uma vez que o cancelamento é feito no mesmo ambiente emissor;
  2. Em seguida, faça o login;
  3. Acesse as notas já emitidas (terceiro ícone no canto superior direito);
  4. Todas as NFS-e emitidas aparecerão em formato de lista;
  5. Localize o item que deseja cancelar e o selecione. Depois, basta apertar o último botão da mesma linha, sinalizado por três pequenas bolas verticais;
  6. Ao clicar nelas, irá aparecer um pequeno menu de opções. Então, selecione a terceira, “Cancelar NFS-e“;
  7. Surgirá um novo quadro pedindo uma justificativa de cancelamento. Preencha-o e clique em “Cancelar NFs-e“.
  8. Um aviso de alerta sobre a exclusão da nota deverá ficar visível na tela, confirmando o processo;
  9. Posteriormente, o item excluído aparecerá na lista de emissões marcado com um X vermelho.

Por fim, o procedimento é bastante simples e pode ser feito por qualquer pessoa. Agora, se mesmo assim o indivíduo sentir dificuldades, também é possível buscar o auxílio de um contador para essa tarefa, uma vez que esses profissionais são experts em operar esse tipo de sistema.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS