Conecte-se conosco

Agronegócio

Como dizem os goianos, “trem bão é coisa boa”: saiba como cultivar pequi

Siga o passo a passo e obtenha frutos deliciosos desse que um dos alimentos favoritos dos goianos! Confira mais detalhes.

Publicado

em

O pequi é uma fruta muito consumida no Brasil, especialmente na região central do país, onde o bioma cerrado é um ambiente ideal para seu cultivo. Hoje, ensinaremos o passo a passo de como plantar pequi a partir do caroço, permitindo que você cultive esta deliciosa fruta em casa e prepare receitas diferentes.

Embora o plantio e o cultivo do pequi possam parecer complexos, é possível cultivá-lo de maneira simples em casa, seguindo algumas precauções necessárias. Abaixo, apresentamos algumas técnicas de manejo, desde a preparação da semente até a fase final da planta, quando está madura e pronta para frutificar. Confira!

Reprodução: Freepik

Prepare a semente

O primeiro passo é preparar as sementes. Para isso, pegue uma fruta madura e coloque-a em um recipiente para que ela murche. Após uma semana, raspe as sementes e deixe-as secar por pelo menos duas semanas em local seco e seguro.

Em seguida, retire a semente do estado de dormência usando um hormônio vegetal chamado ácido giberélico, facilmente encontrado em lojas de jardinagem ou fazendas. Para este processo, deve-se administrar o hormônio na dose de 1 grama por 4 litros de água.

Plantio 

Para o plantio das sementes, escolha um vaso com capacidade de pelo menos 4 litros. Prepare o fundo do vaso com areia e pedras e preencha-o com terra rica em adubo orgânico.

Em seguida, faça um furo de cerca de 5 cm e coloque as sementes com os olhos voltados para cima. Cubra as sementes com terra e, para aumentar as chances de germinação, é possível adicionar até 3 sementes por vaso.

Dicas de cultivo

As sementes germinam cerca de 50 dias após o plantio e devem ser regadas de forma alternada, um dia sim e um dia não.

É importante ressaltar que o pequi é uma planta originária do cerrado brasileiro e, por isso, não necessita de muita irrigação. Além disso, o solo úmido pode apodrecer as raízes das mudas. 

Após 120 dias do plantio, as mudas estão prontas para serem transplantadas para vasos maiores ou para o jardim. Neste ponto, é importante prestar atenção à fertilização das plantas para obter frutos em poucos anos.

Viu como é fácil? Que tal colocar o plantio do pequi em prática e obter frutos deliciosos em casa?

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS