Conecte-se conosco

Agronegócio

Aprenda a fazer uma composteira caseira e reutilize o lixo orgânico em adubo

Uma composteira caseira conseguirá transformar o lixo orgânico em material para a preparação do solo de hortas e plantações em geral.

Publicado

em

Aprenda a fazer uma composteira caseira e reutilize o lixo orgânico em adubo

Já pensou em elaborar um método de reutilizar o lixo orgânico da sua casa como adubo para as suas plantas? Então saiba que esse é o método da compostagem e que pode ser feito com apenas alguns passos dentro de casa. Para isso, é importante aprender como fazer uma composteira caseira, que é o lugar em que o lixo se transformará em matéria orgânica. Assim, sem mais delongas, veja o que precisa ser feito para se ter sua própria composteira em casa!

Leia mais: Adubo Caseiro de Liquidificador é o produto ideal para as suas plantas.

Mini composteira caseira

Vamos começar por um método mais prático para quem tem pouco espaço, mas ainda assim quer ter uma prática de redução de danos nos descartes. Nesse caso, será necessário separar um galão desses de água de 5 litros e furá-lo no fundo e na tampa do galão. Para fazer isso, você poderá utilizar uma chave de fenda aquecida.

Logo em seguida, faça uma abertura na lateral do galão, mas sem que a tampa se desprenda do resto do objeto, ou seja, uma porta. Agora, dentro do galão, faça uma camada de papelão e jornal amassado, e então uma camada de terra comum.

Depois, adicione os materiais orgânicos que serão utilizados na compostagem, como cascas de ovos, borra de café e restos de legumes. Por fim, será necessário cobrir tudo com terra e ir adicionando novas camadas de material orgânico e terra. Lembrando que será importante umedecer a terra sempre que ela estiver seca.

Composteira caseira com garrafa pet

Mas, se você quer que a sua composteira seja ainda mais compacta e menor, então a melhor opção é fazer com uma garrafa pet. Nesse caso, o primeiro passo é furar a tampa da garrafa pet com um prego quente e fazer o recorte do fundo com um estilete ou tesoura.

Em seguida, adicione terra e mexa para que a mesma fique compacta dentro do recipiente. Então, ponha as cascas de frutas, legumes e resto de material orgânico e cubra de terra. Mas não se esqueça de colocar a garrafa de ponta na cabeça para recolher o chorume que sairá no processo.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS