MEI
Como funciona um negócio de Piscicultura: Tipos e Características
Quando você pensa em uma fazenda, o que você imagina? Provavelmente vacas, galinhas e talvez plantar culturas como milho e trigo. Mas e o peixe?
Acredite ou não, existem “fazendas” para os peixes, assim como para vacas e galinhas. O processo de criação de peixes é chamado de piscicultura. A piscicultura é especificamente para peixes com barbatanas (como o salmão). Ela se enquadra na categoria mais ampla de aquicultura, que é a criação de qualquer espécie de animal marinho.
A aquicultura é usada principalmente como método de fornecimento de frutos do mar. De fato, mais da metade dos frutos do mar consumidos no mundo é produzida por meio da aquicultura.
Como funciona
Existem vários tipos diferentes de configurações de piscicultura e qual delas é escolhido depende do tipo de peixe, da localização da fazenda e de outros fatores. Ambos os peixes de água doce e salgada são criados usando estes métodos.
Incubatórios
Incubatórios são o método mais comum de piscicultura. Aqui, os peixes são incubados em um ambiente controlado e depois liberados na natureza após atingirem a idade adulta.
As incubadoras ajudam a impulsionar as populações de peixes selvagens que são prejudicadas pela pesca excessiva. Este método é usado para muitas das espécies mais comumente capturadas pela pesca tradicional. Por exemplo, cerca de 40% do salmão capturado comercialmente começou suas vidas em uma incubadora.
Incubatórios ajudam a suprir uma grande parte dos peixes vendidos em todo o mundo.
Embrião e adulto
Outros métodos de piscicultura envolvem criar o peixe desde quando é um embrião até a idade adulta, sem liberá-lo na natureza. Os peixes desses tipos de fazendas são vendidos diretamente no mercado de frutos do mar, assim como as vacas e galinhas estão em fazendas em terra.
Um método envolve lagoas fechadas. Em alguns casos, elas são usadas para criar várias espécies na mesma área, enquanto em outras apenas uma ou duas espécies de peixes estão em cada lagoa.
Uma instalação comum de pesca (outro nome para uma fazenda de peixes) tem um número determinado dessas lagoas fechadas e conectadas por um sistema de recirculação, onde a água e os resíduos são reciclados e filtrados continuamente.
Além disso, alguns cultivos usam o que é chamado de cultura de gaiola. Neste método, os peixes são mantidos em grandes gaiolas que são submersas em um ambiente aquático já existente, como um lago ou uma hidrovia.
Os peixes são constantemente monitorados e as condições controladas para que não haja muita interação entre o peixe e o ambiente externo. Os sistemas fechados são muito mais fáceis de controlar, e é por isso que eles são mais comuns.

-
Cotidiano12 horas atrás
Como pintar a casa sem sujeira: técnica do papelão ganha adeptos nas redes sociais
-
Bancos1 dia atrás
‘Golpe da mão fantasma’: conheça essa nova ameaça digital e saiba como se proteger
-
Economia10 horas atrás
Pix passa por transformação: 8 milhões de chaves serão desativadas
-
Tecnologia2 dias atrás
Spotify anuncia aumento na assinatura em vários países
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Cancelamento da contribuição sindical pela internet é aprovado pelos deputados
-
Curiosidades1 dia atrás
Família milionária transforma céu em caixa eletrônico ao fazer chover R$ 27 mil
-
Curiosidades2 dias atrás
Agricultor encontra bilhões em OURO, mas não leva nem 1 centavo; veja com quem ficou
-
Economia24 horas atrás
Saiba em quais estados estão os m² mais caros do Brasil [ranking]