Conecte-se conosco

Economia

Como identificar e evitar o golpe dos entregadores com brindes falsos

Cresce o número de vítimas desse tipo de golpe relativamente novo na praça. Saiba como se proteger.

Publicado

em

Atualmente, existem diversas atividades ilícitas especialmente planejadas para lesar as pessoas de bem. Porém, um deles tem chamado bastante a atenção ultimamente: o golpe do brinde.

Assim, se alguma pessoa estranha te procurar e oferecer algum presente, tome cuidado.

O bom samaritano pode estar querendo roubar o seu dinheiro ou então suas informações pessoais. A conhecida fraude, inclusive, foi tema de uma matéria veiculada no Fantástico no último domingo (08/10), ocasião em que foram mostradas várias situações envolvendo falsos entregadores por todo o Brasil.

Infelizmente, esse tipo de prática já é antiga, mas testemunhos recentes contam de vítimas que perderam quantias de até R$ 2 mil.

Seguidamente, os métodos utilizados pelos criminosos para abordar as pessoas podem variar bastante, mas o escopo do golpe é sempre parecido, com a parte lesada escolhida segundo uma data comemorativa.

Não é incomum que esse tipo de coisa ocorra no dia do aniversário ou em alguma outra ocasião festiva, como o Dia dos Pais, a Black Friday e até mesmo o Natal.

É como diz aquele antigo ditado: “quando a esmola é demais, o santo desconfia“.

Como acontece essa ação?

De acordo com os testemunhos vistos no Fantástico, geralmente o golpista faz contato com a vítima por meio de algum meio virtual ou presencial.

A conversa é sempre a mesma: ele informa que o indivíduo foi premiado com algum presente ou brinde e pede alguns dados para realizar a entrega.

Então, pensando que ganhou algo de bom, a pessoa fornece o que o solicitante pediu e ele vai fazer a entrega no local indicado pela parte recebedora. Chegando lá, o motorista revela que é necessário pagar uma taxa de frente e apresenta uma máquina de cartão, que geralmente está com o visor danificado.

De maneira inocente, as vítimas digitam a senha sem nem saber o real valor que está sendo cobrado pelo aparelho, e assim acabam sendo roubadas em grandes quantias.

Vejamos então quais são os dados comumente pedidos para a aplicação deste tipo de golpe:

  • Cadastro de Pessoas Físicas (CPF)
  • telefone
  • endereço
  • Registro Geral (RG)
  • fotos de identificação

Por fim, o ideal a se fazer quando algum contato estranho te informar que você recebeu alguma premiação é checar se a informação realmente procede.

Desconfie sempre de sorteios que você não se lembra de ter participado e de ações promocionais de caráter duvidoso. Caso a situação fique mais séria, não pense duas vezes em chamar a polícia.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS