Conecte-se conosco

Economia

Como MEI Pode Obter Auxílio-Doença: Veja os Detalhes

Benefício pode ser de grande ajuda até que o profissional possa se reestabelecer

Publicado

em

O auxílio-doença é um montante pago aos trabalhadores que se encontram temporariamente incapacitados de desenvolver suas atividades por conta de problemas de saúde. Porém, o que muita gente não sabe é que quem é MEI também pode solicitar esse benefício sem precisar sair de casa.

Inclusive, se o microempreendedor individual exercer duas atividades, ele poderá solicitar essa ajuda para ambas. Vale lembrar que a categoria também pode ter acesso a diversos outros benefícios oferecidos pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Como realizar o pedido

O auxílio-doença é concedido ao cidadão que precisa se manter afastado de suas atividades por um prazo superior a 15 dias seguidos, motivado por acidente ou doença. Dessa forma, quem é MEI pode solicitar essa ajuda a partir do seu primeiro dia de incapacidade e o pagamento será devido a partir desta data.

Entretanto, caso o ICMS ou o ISS acumulem a quantia de R$ 10,00, o indivíduo deverá fazer o pagamento da DAS enquanto recebe o benefício do governo. Adicionalmente, o valor recebido não pode ser igual ao salário que a pessoa normalmente recebe, pois o cálculo leva alguns pontos específicos em consideração. Vejamos como dar entrada no pedido:

  1. Acesse o site Meu INSS ou o aplicativo;
  2. Clique em “Agendar Perícia” e, depois, em “Perícia Inicial”. Você pode solicitar o Atestmed, a perícia documental, na qual não é necessário fazer o procedimento presencialmente na agência.
  3. Caso tenha todos os documentos médicos necessários, clique em “Sim” e, em seguida, em “Continuar”;
  4. Informe se a questão se trata de um acidente de trabalho;
  5. Insira as informações solicitadas e responda às questões;
  6. Em seguida, anexe os documentos;
  7. Agora é só aguardar a resposta à solicitação.

Por fim, qualquer trabalhador pode consultar a carta de concessão do benefício pelo site ou aplicativo. No entanto, caso o indivíduo tenha dificuldades com esses dois recursos, ele pode buscar as informações desejadas na Central de Atendimento pelo telefone 135.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS