Tecnologia
Como não queimar seu filme nas redes sociais: dicas para evitar gafes e constrangimentos
As redes sociais definitivamente são ferramentas poderosas para se comunicar, se informar e se divertir. Mas elas também podem ser armadilhas para quem não sabe usá-las com bom senso e responsabilidade. Muitas pessoas acabam cometendo erros que prejudicam sua reputação e imagem, tanto pessoal quanto profissional.
Esses erros podem trazer consequências negativas para a sua vida, em qualquer um dos aspectos mencionados. Por isso, é cada vez mais importante estar ciente deles e saber como evitá-los. Veja as principais situações que podem te prejudicar ou, no mínimo, causar constrangimento.
Erros comuns e prejudiciais nas redes sociais
Posts feitos com letras maiúsculas
Escrever tudo com letra maiúscula na internet é considerado uma forma de demonstrar agressividade ou de “gritar” pelos dedos. Além de ser desagradável para quem lê, pode passar uma certa impressão de falta de educação, de imaturidade ou de descontrole emocional.
Por esses motivos expostos, evite usar letras maiúsculas em excesso nas suas publicações nas redes, a menos que seja intencionalmente, como para destacar uma frase ou palavra específica, por exemplo.
Erros graves de português
Um texto bem escrito é um sinal de respeito com o leitor e de cuidado com a própria imagem. Erros graves de português podem comprometer a compreensão da sua mensagem, além de transmitir uma ideia de descuido, de ignorância ou até mesmo de falta de profissionalismo.
Por isso, antes de publicar qualquer coisa nas suas redes sociais, especialmente se for de teor profissional, revise o seu texto, use um corretor ortográfico ou peça ajuda de alguém que domine a língua, que pode não ser necessariamente o português.
Disseminação de fake news
As notícias falsas são um problema cada vez maior na internet, já que podem causar desinformação, confusão e até mesmo pânico. Ao compartilhar uma notícia sem verificar sua veracidade, você pode estar contribuindo para espalhar mentiras, boatos ou calúnias que podem prejudicar inocentes ou causar danos à própria sociedade.
Então, caso não queira perder a credibilidade e a confiança dos seus seguidores, cheque a fonte, a data e autoria da informação antes de compartilhar nas suas redes.
Assuntos íntimos
As redes sociais são espaços públicos, onde basicamente qualquer pessoa pode ver o que você posta. Por isso, tenha cuidado com o que você expõe sobre a sua vida pessoal, como relacionamentos, saúde, família ou sexualidade.
Esses assuntos podem ser delicados, sensíveis ou polêmicos e gerar comentários indesejados, invasivos ou até mesmo ofensivos. Além disso, você pode se arrepender de ter revelado algo que deveria ser privado, então, pense bem antes de compartilhar sua intimidade nas redes sociais.
Comentários feitos no calor do momento e pouco racionais
As redes sociais são palcos de muitas discussões sobre os mais variados temas. Muitas vezes, essas discussões acabam ficando acaloradas e gerando conflitos entre as pessoas. Nesses momentos, é comum que sejam feitos comentários impulsivos, emocionais e pouco racionais que podem ofender, magoar ou desrespeitar os outros.
Tais comentários podem gerar brigas, inimizades e até mesmo processos judiciais, além de manchar a imagem e a reputação de quem os fez. Por isso, evite fazer comentários nas redes sociais enquanto estiver com raiva, com medo ou com pressa. Antes de digitar, se acalme, se informe e se coloque no lugar do outro antes de emitir sua opinião.

-
Tecnologia1 dia atrás
Não caia nessa! 3 mensagens que podem ser golpes disfarçados no WhatsApp
-
Mercado de Trabalho9 horas atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Investimentos2 dias atrás
O que são franquias e como começar uma, segundo dicas de especialista
-
Finanças1 dia atrás
Fatura paga na sexta: em quanto tempo o limite do cartão é liberado?
-
Finanças2 dias atrás
Precisando economizar? Esses truques simples vão te ajudar com isso
-
Economia1 dia atrás
Receita lança painel interativo sobre renúncias fiscais de empresas
-
Tecnologia1 dia atrás
Ferramenta expõe dados de contato no LinkedIn e preocupa usuários
-
Mundo1 dia atrás
FBI alerta para golpes com vozes geradas por inteligência artificial