Economia
Como não ser 'declarado morto' pelo INSS e garantir sua aposentadoria?
Essa situação, conhecida como “mortos-vivos do INSS”, trouxe dor de cabeça para muitos aposentados. Saiba como evitar!
Você sabia que pode ser um grande susto para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) descobrir que, segundo os registros, estão “falecidos”? Sim, isso acontece e pode interromper o recebimento dos benefícios.
Recentemente, com a atualização no processo de “prova de vida”, surgiram casos de pessoas vivas sendo consideradas mortas nos registros do INSS, causando bloqueio dos pagamentos. Essa situação, conhecida como “mortos-vivos do INSS”, trouxe dor de cabeça para muitos.
Evitando surpresas desagradáveis
Primeiro, é importante esclarecer que o INSS não é o responsável por registrar óbitos. A instituição baseia-se nas informações fornecidas pelos cartórios de Registro Civil. Portanto, se você se deparar com o problema de ser considerado morto pelo INSS, o erro vem de lá.
Ingrid Galante, chefe de Administração de Informações de Segurados, explica que os dados de óbitos vêm do Sistema Nacional de Informações de Registro Civil (Sirc); assim, o INSS atua apenas com as informações recebidas.
Como o INSS checa as informações?
O processo de verificação inclui uma série de critérios, como nome completo, CPF, número do benefício, e mais. Se alguma inconsistência for detectada, pode levar à suspensão do benefício. Portanto, é crucial que todos os seus dados estejam corretos e atualizados, não apenas no INSS, mas em todos os registros governamentais.
Isso inclui verificar se as informações no registro civil estão corretas, especialmente o CPF, que é crucial nas verificações do INSS. Se houver erro, isso pode resultar em problemas.
Caso seja identificado um erro, o INSS comunica o cartório para correção. Isso mostra a importância de as informações fornecidas pelos cartórios estarem precisas, já que erros nas documentações originais podem causar confusão.
Atualizando seus dados com o INSS
Atualizar seus dados pessoais, como endereço e telefone, é simples e pode ser feito pelo aplicativo Meu INSS. Para mudanças mais significativas, como correção de nome ou CPF, você precisará enviar um requerimento e documentos comprovatórios.
Aqui vai um passo a passo rápido para atualização cadastral no INSS:
- Acesse o site ou app Meu INSS e faça login.
- Escolha “Novo Pedido”.
- Selecione “Atualização de cadastro e atividade”.
- Siga para “Atualizar cadastro e/ou benefício”.
- Insira os dados novos ou corrigidos.
- Envie sua solicitação.
Esse procedimento ajuda a evitar surpresas desagradáveis e garante que seu direito ao benefício continue fluindo sem interrupções.
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