Mundo
Alimentos caros? Veja como planejar o cardápio da semana pode te ajudar nisso
Evitar desperdícios e manter uma alimentação saudável virou prioridade. Acompanhe a leitura!
É um fato de que os preços dos alimentos aumentaram de forma drástica nos últimos anos. Com isso, evitar desperdícios e manter uma alimentação saudável virou prioridade.
É importante saber escolher bem o que você vai comer e não deixar sobrar itens estragando na geladeira. Confira como o planejamento do cardápio da semana pode te ajudar nisso. Veja mais!
Leia mais: Benefícios da pitaya e dicas para o seu plantio
Planejamento alimentar
O planejamento te permite ter uma visualização maior dos alimentos que você irá consumir em cada período pré-estabelecido. Isso te ajuda a escolher melhor o que quer no momento certo, sem desperdícios. Além disso, um nutricionista pode te auxiliar nesse momento, orientando e sugerindo uma rotina de alimentação correta.
Porém, é importante se manter dentro do orçamento para não acabar gastando dinheiro a mais. Ou seja, não adianta comprar quilos de alimentos que tem uma duração longa, basta comprar o suficiente para uma semana. É importante que seu planejamento alimentar esteja alinhado com seu objetivo pessoal e com o contexto socioeconômico que se enquadra.
Validade dos produtos e receitas
É de extrema importância manter a organização da sua despensa e seguir uma lógica com a validade dos produtos. Ou seja, não guarde os alimentos aleatoriamente, procure sempre a data de validade e armazene de forma que os que possuem validades próximas fiquem juntos. Assim, você evita perder alimentos por terem ficado escondidos.
Também é importante que as orientações do seu nutricionista tenham um nível de dificuldade que acompanhe sua capacidade e que você possa colocar em prática. Caso contrário, isso pode desanimar quem não tem familiaridade com isso. Logo, é bom incluir no seu planejamento alimentar receitas com poucos ingredientes, práticas e rápidas de preparar.
Por fim, consuma frutas, verduras, legumes, carnes, peixe, ovos, sementes e gorduras boas, que são produtos sem muita manipulação de receita. Pois, esses alimentos, além de práticos, também são ótimas bases alimentares, que atendem à rotina das pessoas. Então, uma outra sugestão é consumir alimentos sazonais. O importante é ter o básico e, a partir disso, preparar as refeições.

-
Tecnologia2 dias atrás
Não caia nessa! 3 mensagens que podem ser golpes disfarçados no WhatsApp
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Brasil é o 6º país que mais adota trabalho remoto no mundo; veja o ranking
-
Agronegócio1 dia atrás
Cróton: conheça a rotina de cultivo ideal para essa planta
-
Curiosidades2 dias atrás
Buffett promete doar 99% de sua fortuna — veja quem será beneficiado
-
Carreira7 horas atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Curiosidades2 dias atrás
Patrimônio de José Mujica: quanto o ‘presidente mais pobre do mundo’ deixou?
-
Investimentos1 dia atrás
O que o Fundo Garantidor de Crédito não cobre: veja os investimentos fora da proteção