Conecte-se conosco

Agronegócio

Benefícios da pitaya e dicas para o seu plantio

Veja mais sobre a pitaya e seus benefícios, além de como se deve cultivá-las em casa.

Publicado

em

A pitaya é uma excelente opção de fruta para fazer drinks e vitaminas. Ela tem características exóticas, mas com sabor suave e ainda cheia de benefícios. Além disso, você também pode cultivá-la na sua própria casa e ter tudo isso de forma mais acessível. Dessa forma, veja a seguir alguns de seus benefícios e dicas para plantar em casa.

Leia mais: Cultive pitaya orgânica para consumo

5 benefícios da pitaya

  • Auxilia no emagrecimento (pouco calórica);
  • Protege as células do corpo (atua como anti-inflamatório e antioxidante);
  • Fortalece os ossos (rica em cálcio, magnésio e potássio);
  • Regula os níveis de glicose no sangue (presença de fibras e antioxidantes);
  • Previne e ajuda nos quadros de anemia (rica em ferro).

Dicas de como plantar pitaya em casa

Escolha do local

Você pode escolher se quer cultivar essa fruta na própria terra ou em um vaso. Caso você opte por um vaso, é importante que este tenha aproximadamente 30cm de profundidade e furos para drenar a água que fica em excesso. Ou seja, ela precisa de espaço para se desenvolver da melhor forma.

Iluminação

Por causa de sua origem, a pitaya exige uma iluminação solar por mais tempo, em torno de seis a oito horas por dia. No entanto, essa iluminação não é recomendada nos horários em que o sol está mais forte. Por isso escolha um local que o horário do sol mais quente não reflita em sua planta, ou altere o local do vaso conforme os horários.

Clima

Além disso, a pitaya é originada de um cacto, por isso ela tem grande resistência a altas temperaturas. Por isso, o ideal é que ela seja plantada em ambientes que variam entre 18ºC a 30ºC. Caso você não more em um local com a temperatura mais quente, aconselha-se uma estufa para o seu plantio.

Solo

O solo para cultivar essa planta precisa ser bem fértil, nutrido e drenado. Por isso, é válido misturar areia com terra e também colocar algumas pedras no fundo do vaso. Outra dica importante também é sobre usar fertilizantes com baixo teor de nitrogênio todo mês.

Rega

Como já foi dito, a pitaya é um cacto e por isso se torna mais sensível à presença da água, ainda mais ao excesso dela. Dessa forma, em períodos mais quentes, regue sempre que perceber a terra com aspecto ressecado. Já nos outros períodos do ano, como outono e inverno, reduza a quantidade de água, pois elas a armazenam em suas folhas.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS