Conecte-se conosco

Agronegócio

Como plantar coentro em vaso

Saiba as principais dicas para plantar coentro em casa de forma muito fácil.

Publicado

em

De aparência muito semelhante à da salsa, o coentro é uma planta aromática rica em compostos fenólicos, como carotenoides, taninos, flavonoides e saponinas.

Leia mais: Cultive cheiro-verde em vaso e tenha seu próprio tempero

Esses compostos promovem inúmeros benefícios para a saúde, como, por exemplo, o controle dos níveis de colesterol e glicose no sangue, evitando doenças como infarto e diabetes.

A planta apresenta odor forte e característico, sendo comumente utilizada na culinária para temperar carnes, saladas, recheios, para agregar sabor especial a ceviches, suflês e risotos, além de outros mais.

O cultivo desse vegetal mostra-se muito simples e fácil, além disso, você pode plantar em vasos na sua casa, para ter sempre fresquinho e livre de agrotóxicos sintéticos.  Confira as principais dicas para plantio:

Plantio

Uma das formas mais eficazes de conseguir plantar coentro é usar sementes. As sementes podem ser facilmente adquiridas em qualquer supermercado, viveiro ou floricultura.

O ideal é hidratar as sementes 24 horas antes do plantio. Para isso, coloque-as em água e deixe por um dia. Como o coentro tem raízes frágeis, o recomendado é realizar o cultivo já em local definitivo.

Sendo assim, escolha um vaso que apresente orifícios de drenagem e coloque uma camada de pedriscos no fundo. Preencha com substrato adequado: uma parte de terra e outra de húmus de minhoca ou esterco curtido. Em seguida, faça pequenas covas e insira algumas sementes.

Coloque uma fina camada de substrato por cima das sementes e regue com um borrifador de modo que a terra fique levemente úmida. O vaso deve ficar em local bem iluminado e com incidência de sol direto.

Reduza as regas conforme o coentro for se desenvolvendo, deixando o solo seco durante uma rega e outra.  De 50 a 70 dias após o plantio, o coentro já pode ser consumido.

Retire as folhas e sementes apenas quando for usar, já que o certo é utilizar fresquinho, para que a planta não perca suas propriedades.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS