Conecte-se conosco

Agronegócio

Como plantar laranjas em vaso

Aprenda dicas para plantio da laranjeira em vasos e cultive em casa.

Publicado

em

A laranja é uma fruta saborosa, levemente ácida, refrescante e muito saudável.  Possui vitaminas, antioxidantes e flavonoides responsáveis por melhorar a função dos vasos sanguíneos, além de ter efeito anti-inflamatório.

O consumo frequente da fruta ainda diminui o colesterol, melhora a memória, protege os olhos e o coração, afasta doenças respiratórias, além de outros benefícios.

E você sabia que pode muito bem cultivar essa maravilha em vasos? Desse modo, é só seguir todos os passos que não tem erro. Vamos lá?

Passo 1

O plantio de laranjas pode se dar por meio de sementes, estacas ou mudas já desenvolvidas que você encontra facilmente em qualquer viveiro ou floricultura. Aqui, nós vamos ensinar a fazê-lo por meio das sementes.

Sendo assim, separe algumas sementes de uma laranja madura e saudável.  Retire-as da fruta e limpe-as bem, deixando-as livres de quaisquer resquícios. Depois, coloque as sementes limpas em um prato com água e deixe por 24 horas.

Passo 2

Faça a semeadura em copos plásticos ou sacos para plantio. Coloque terra bem adubada e fofa e deposite de duas a três sementes em cada saco e cubra com uma camada fina de substrato.

Regue bem com um borrifador de modo que a terra fique úmida. Mantenha os copinhos à meia sombra, em local sem incidência de sol direto, até que ocorra a germinação. Lembre-se que, nesta etapa, a rega deve ser feita todos os dias.

Passo 3

Depois que as sementes germinarem e a muda estiver bem desenvolvida e com as raízes firmes, é hora de transplantar para o vaso. Desse modo, escolha um vaso grande e com boa profundidade.

Certifique-se que há furos no fundo do recipiente, e coloque uma camada de pedriscos ou argila expandida para facilitar a drenagem de água.

Depois, preencha com substrato rico em matéria, húmus de minhoca e esterco curtido. Faça uma cova no centro do vaso e, em seguida, transplante a muda, afofando bem a terra e cobrindo as raízes.

Passo 4

Regue a terra sem deixar encharcada. Faça isso com frequência nos primeiros dias e depois vá reduzindo as regas gradativamente.

Fique atento, contudo, sempre que o substrato estiver seco demais. Não deixe de aguar! O vaso deve ficar em local com boas condições de luminosidade e com incidência de sol direto.

Faça isso aos poucos, uma vez que as mudinhas estavam acostumadas à meia sombra. Comece deixando apenas durante a manhã e depois de algumas semanas, durante todo o dia.

Passo 5

A adubação também é imprescindível, portanto, faça de 2 em 2 meses. Se bem cuidada, a laranjeira cresce e começa a dar frutas após cerca de três anos de cultivo.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS