Conecte-se conosco

Agronegócio

Como plantar pinha com caroço

Método simples possibilita cultivo da espécie em casa.

Publicado

em

A pinha, também conhecida como fruta-do-conde, cresce em todas as regiões do Brasil. A Annona squamosa L. tem sabor adocicado e os diversos componentes nutricionais como proteínas, carboidratos, vitaminas e minerais. Além disso, há compostos que fazem bem para a saúde na polpa, folhas, casca, sementes, caule e raízes.

Veja também: Flor-de-Jericó: aprenda a plantar e cultivar a famosa “rosa-da-ressurreição” em casa!

Seu plantio pode ser feito a partir do caroço. Além de ser simples, esse método não exige nenhuma técnica específica. Para receber a muda de pinha, o solo precisa ser rico em nutrientes e matéria orgânica. Use terra vegetal com adubo natural para que a planta cresça e se desenvolva bem.

Recolha os caroços de uma fruta saudável. Selecione as sementes e limpe-as, retirando o resto de polpa. Em seguida, coloque-as para secarem por 3 dias, não precisa ser ao sol.

Após essa etapa, coloque as sementes de molho em um recipiente com água. Descarte os caroços que boiarem e utilize os que ficarem no fundo do recipiente no plantio.

De forma temporária, plante o caroço em um saco, vaso ou garrafa pet. Adicione substrato natural e faça pequenos buracos com cerca de 1 centímetro de profundidade para ajudar na drenagem. Em seguida, regue bem e mantenha o substrato úmido nos primeiros 30 dias.

Em aproximadamente 6 meses, a muda estará pronta para o plantio definitivo. Coloque-a em um vaso ou jardim com terra fértil e tenha cuidado com o sistema de drenagem para não haver risco de apodrecimento para as raízes. Deixe a planta em um local com boa iluminação. As regas devem ser feitas de forma regular.

Agora, é esperar a árvore se desenvolver e saborear os frutos.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS