Economia
Como receber a pensão por morte vitalícia? Entenda como funcionam os pagamentos
Apenas um pequeno grupo de pessoas pode receber o benefício de forma vitalícia. Entenda como funciona este pagamento.
A pensão por morte é um benefício do INSS destinado à família do segurado quando ele falece. Quem tem direito a receber são exclusivamente os que dependiam financeiramente do segurado em vida.
Pode receber, então, os cônjuges e companheiros do segurado, os filhos de até 21 anos ou que possuam alguma deficiência incapacitante ou pais e irmãos de até 21 anos que comprovem a dependência.
O valor recebido é referente ao salário do segurado, e por mais que muitas pessoas pensem que para cônjuges e companheiros o pagamento seja vitalício, são poucas pessoas que recebem o valor para sempre.
Para receber o benefício, o segurado falecido deve ter contribuído por pelo menos 18 meses. Caso não tenha completado este período, a pensão é paga por apenas quatro meses. O período também compete para casamentos ou união estável com menos de dois anos.
Caso o segurado tenha os 18 meses de contribuição, o tempo de recebimento dependerá da idade de quem vai receber o benefício. Veja abaixo a relação de idade e tempo de benefício e quem pode receber de forma vitalícia:
- Menor de 21 anos = 3 anos de pensão
- Idade entre 21 e 26 anos = 6 anos de pensão;
- Idade entre 27 e 29 anos = 10 anos de pensão;
- Idade entre 30 e 40 anos = 15 anos de pensão;
- Idade entre 41 e 43 anos = 20 anos de pensão;
- Idade acima de 44 anos = pensão vitalícia.
Outra questão que muitos beneficiários têm dúvida é se, ao receber a pensão por morte, é possível casar novamente. A resposta para esse questionamento é sim. O beneficiário pode casar novamente sem perder o benefício.
O que é proibido, neste caso, é o beneficiário receber duas pensões por morte de cônjuges diferentes. Quando isso acontece, ele pode optar pelo benefício de maior valor.
A duração do benefício para os filhos só chega a ser vitalícia se ele possuir alguma deficiência que o impossibilite de buscar seu próprio sustento. Caso contrário, ele recebe até completar os 21 anos de idade.
O benefício dos filhos também é cancelado antes se eles se casarem. Isso acontece devido à transferência de responsabilidade.
A solicitação do benefício acontece por meio dos canais do INSS, como no site ou aplicativo Meu INSS. É possível também agendar uma visita presencial à agência pelo telefone 135.

-
Tecnologia1 dia atrás
Criança gasta mais de R$ 7.500 em jogos online e mãe faz alerta
-
Tecnologia2 dias atrás
O melhor widget do Android é gratuito, nativo e quase ninguém aproveita
-
Carreira1 dia atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Política1 dia atrás
Cidade brasileira proíbe cigarros eletrônicos em locais públicos; conheça a nova lei
-
Tecnologia1 dia atrás
Google Fotos lança recurso para melhorar imagens antigas com Ultra HDR
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Aumentos no iFood: o que muda para quem entrega de bike ou moto?
-
Política12 horas atrás
PEC das Guardas Municipais avança e pode ser votada esta semana
-
Automobilística21 horas atrás
O que mudou nas leis para películas de carro? Entenda as exigências