Economia
Está inscrito no CadÚnico? Confira quais benefícios você pode solicitar
Criado para facilitar o acesso de beneficiários a programas sociais, o CadÚnico conta com mais de 25 milhões de famílias inscritas.
O Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) é um banco de dados do governo brasileiro que armazena informações sobre famílias de baixa renda e que podem ser elegíveis para receber benefícios sociais. O sistema é usado para selecionar beneficiários de uma série de programas, incluindo o Bolsa Família.
Ele foi criado com o objetivo de facilitar o acesso dos mais pobres a auxílios, mas também de garantir que os recursos destinados aos programas assistenciais sejam utilizados de maneira mais eficiente e equitativa. O CadÚnico conta com mais de 25 milhões de famílias inscritas atualmente.
Principais programas que o CadÚnico dá acesso
Bolsa Família
Maior programa de transferência de renda do país, fornece recurso financeiro mensal para lares de baixa renda, desde que cumpram certas condicionalidades e requisitos, como matricular os filhos na escola e manter sua carteira de vacinação em dia. Atualmente, mais de 21 milhões de cidadãos estão na sua folha de pagamento.
Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)
Iniciativa que visa garantir o acesso da população mais pobre a alimentos de qualidade, por meio da compra de produtos agrícolas diretamente de agricultores familiares.
Minha Casa, Minha Vida
Programa habitacional que oferece subsídios para a compra ou construção de casas para pessoas de baixa renda. Quanto menor a renda do cidadão, maior o valor do subsídio.
Tarifa Social de Energia Elétrica
Isenção ou redução da tarifa de energia elétrica. O valor do desconto varia conforme o consumo mensal do aprovado.
Tarifa Social de Água e Esgoto
Isenção ou redução da tarifa de água e esgoto para famílias de baixa renda.
Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI)
Garante benefícios e serviços para crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil, com o objetivo de promover sua inserção na escola e na vida familiar.
Como se cadastrar no CadÚnico?
Além desses programas, existem dezenas de outros disponíveis, que podem variar de acordo com a região do país e outras circunstâncias. Para se cadastrar no CadÚnico, o interessado precisa comparecer a um posto de atendimento ou Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) e passar por uma entrevista.
O responsável pela família deve ter mais de 16 anos e, preferencialmente, ser uma mulher. Na data do atendimento, é necessário apresentar documentos pessoais próprios e de cada um dos membros do lar, como carteira de identidade, certidão de nascimento e comprovante de residência. Também é preciso informar a renda familiar e outros dados socioeconômicos.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp