MEI
Como se tornar um promotor de eventos de sucesso?
Quando P.T Barnum, “o santo padroeiro dos promotores”, quis promover um evento, ele não vendeu ingressos – ele vendeu uma experiência única na vida que você não podia perder, “O Maior Espetáculo da Terra”.
Estratégias pioneiras para atrair as massas fizeram de Barnum a referência na promoção de eventos. O sucesso comercial fez dele lendário. Criatividade, tenacidade e um talento especial para saber o que faz o seu público-alvo são os itens básicos de um promotor de eventos de sucesso.
Deveres
O trabalho do promotor de eventos é gerar novidades para todos os gostos. Isso vai desde shows a ralis. O objetivo é levar as pessoas para dentro destas experiências. Os promotores desenvolvem planos estratégicos de marketing para cobrir todas as possibilidades de publicidade antes do evento.
Os orçamentos podem variar muito dependendo de com quem você está trabalhando. Apesar das restrições, o promotor do evento tem que usar todos os truques imaginativos do seu arsenal para atingir o público através do rádio, televisão, mídia impressa e internet.
Ele ou ela também trabalhará de perto com outros produtores de eventos, vendedores de ingressos e fornecedores locais. Isso vai garantir a maior lucratividade possível. Muitas vezes, o salário de um promotor independente está diretamente ligada à venda de ingressos. Empresas de promoção maiores negociarão os valores com base no tamanho do evento e no orçamento promocional.
Em um mercado grande com um orçamento considerável, o promotor pode trabalhar com uma produtora para criar comerciais de rádio e televisão e comprar tempo na TV aberta. Em áreas menores ou para shows de baixo orçamento, o promotor pode empregar redes sociais ou recrutar equipes de rua. Assim vão cobrir a cidade com cartazes e gerar interesse e boca-a-boca.
O promotor do evento deve entender o grupo demográfico que ele está tentando alcançar. Também deve levar em consideração a forma mais apropriada para divulgar. As decisões sobre onde e como anunciar têm um impacto significativo na venda de ingressos.
Competências e Educação
Se você quiser se tornar um promotor de eventos independente, não precisará de um diploma em seu currículo. No entanto, espera-se que uma sólida formação educacional em marketing, publicidade, relações públicas, comunicação social ou negócios de entretenimento em grandes empresas.
Você não pode superestimar o valor de uma compreensão firme da análise demográfica neste campo de carreira. Excelentes habilidades organizacionais, de rede, comunicação e pessoas podem fazer você ter sucesso ou fracassar. Acima de tudo, você deve ser criativo, agressivo e ter o pulso firme para decisões.
O que esperar
Para a maioria dos que entram, o campo de promoção de eventos não é uma ocupação a longo prazo. Alguns se tornam viciados na alta adrenalina do negócio. Lembre-se de que você está se vendendo a cada vez que promove um evento. Isso não é um trabalho para os tímidos pois requer riscos constantes. Carreiras em relações públicas, vendas, publicidade e compra de mídia são boas transições dentro e fora do trabalho como promotor de eventos.
![](https://capitalist.com.br/wp-content/uploads/2020/06/capitalist-logo-top.png)
-
Finanças2 dias atrás
R$ 1.800 na conta de quem tem ESTA moeda de 50 centavos: veja como identificar
-
Cotidiano1 dia atrás
Especialistas afirmam que o dinheiro de papel pode acabar em 10 anos
-
Empresas2 dias atrás
Americanas: Justiça homologa deliberações sobre plano de recuperação judicial
-
Bancos2 dias atrás
Banco Inter conclui aquisição da Granito
-
Empresas2 dias atrás
CSN e Intercement chegam a acordo
-
Agronegócio1 dia atrás
Não regue suas plantas pela manhã: outro horário é o ideal
-
Empresas2 dias atrás
Santander Brasil reporta lucro 44,3% maior no 2TRI24
-
Commodities1 dia atrás
Maior petrolífera do mundo é vizinha do Brasil