Conecte-se conosco

Economia

Compensação de boletos no mesmo dia já está valendo; veja

Federação Brasileira de Bancos.

Publicado

em

MEI pode emitir boleto bancário

Desde o dia 15, os boletos bancários serão processados com maior rapidez. Documentos pagos até as 13h30 poderão ser compensados no mesmo dia, dependendo do contrato estabelecido entre o credor e sua instituição financeira para emissão do boleto. A informação foi divulgada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

O prazo para a liquidação da cobrança no mesmo dia é designado pelas instituições bancárias como D+0 [zero]. Conforme a Febraban, pagamentos realizados após esse horário continuarão a ser liquidados no próximo dia útil, ou seja, D+1, de acordo com o jargão bancário.

Para a Febraban, essa novidade é parte de um projeto de modernização dessa forma de pagamento e abrangerá 136 instituições bancárias. Inicialmente, espera-se que cerca de 57% dos boletos possam ser processados no mesmo dia, enquanto 43% serão liquidados no prazo D+1 para pagamentos feitos após o horário limite.

Compensação de boletos

Essa medida terá impacto apenas para o credor do documento, ou seja, aquele que receberá o dinheiro no mesmo dia. Para quem paga o boleto diretamente, nada mudará. Entretanto, para o e-commerce, a Febraban acredita que a agilidade na liquidação do boleto trará benefícios tanto para o comércio quanto para os compradores.

Walter Faria, diretor-adjunto de Serviços da Febraban, afirmou: “No caso do e-commerce, por exemplo, vemos também vantagens para os compradores, que poderão ter o processo de entrega de mercadorias feito com mais rapidez”.

A entidade prevê que, após a implementação da modernização e se as compensações no mesmo dia funcionarem sem problemas técnicos, iniciarão estudos para trazer toda a liquidação de boletos para o prazo D+0, no mesmo dia do pagamento.

Utilização

O boleto bancário é o quarto meio de pagamento mais utilizado pelos brasileiros para contas de consumo no dia a dia. Em 2023, os bancos registraram 4,2 bilhões de transações via boletos, totalizando R$ 5,8 trilhões. À frente dos boletos, estão o PIX (42 bilhões de transações), o cartão de crédito (17,8 bilhões de transações) e o cartão de débito (16,3 bilhões de transações) como os meios de pagamento preferidos em 2023.

O boleto bancário é considerado uma forma eficiente de cobrança. Qualquer pessoa física ou jurídica pode fazer uma cobrança por meio de boletos bancários, bastando ter uma conta bancária e contratar o serviço diretamente na instituição financeira onde possui a conta.

O pagamento de boletos pode ser efetuado via conta bancária, online, através do Internet Banking; aplicativos móveis; terminais de autoatendimento e caixas eletrônicos em agências bancárias ou correspondentes bancários, como lotéricas, agências dos Correios e supermercados.

1994

Desde 1994, o boleto bancário é um documento utilizado pelos bancos e seus clientes para recebimento de valores referentes a uma venda de produto ou serviço, como em pagamentos de escolas, condomínios, planos de saúde, consórcios, financiamentos, cartões de crédito, cobranças entre empresas e outros. Desde 2018, no entanto, os boletos precisam ser obrigatoriamente registrados, ou seja, é necessário enviar uma requisição ao banco para emissão do boleto.

(Com Agência Brasil).

Redatora. Formada em Técnico Contábil e Graduada em Gestão Financeira. Contato: simonillalves@gmail.com.

Publicidade

MAIS ACESSADAS