Economia
Comprar um modelo antigo do iPhone vale a pena a longo prazo? Veja!
Muitos se perguntam se comprar um iphone antigo é uma boa ideia. No entanto, é preciso prestar atenção em alguns aspectos antes de adquirir!
O tempo em que os sujeitos não precisavam do auxílio constante das tecnologias no dia a dia ficou no passado e não faz parte do cotidiano de muitos cidadãos brasileiros.
Hoje, é sabido que os smartphones são um suporte fundamental no que tange o gerenciamento de determinadas questões, sem mencionar a praticidade e facilidade que proporcionam na esfera pessoal e profissional.
Em vista disso, dentre os diversos smartphones disponíveis no mercado, o iPhone é um dos que mais chamam a atenção dos brasileiros. Todavia, mesmo sendo o sonho de consumo de muitos sujeitos, esse aparelho não é tão acessível assim.
Para ter-se uma noção, o último lançamento mais recente, o iPhone 14, parte do preço inicial de 7.599,00 reais, podendo atingir o valor de 15.499,00 reais no caso do iPhone 14 Pro Maz (1 TB).
Devido aos preços elevadíssimos, isso faz com que a maior parte dos brasileiros busquem comprar os aparelhos mais antigos da Apple, a gigante da tecnologia. Substancialmente, existe uma certa vantagem em optar por um modelo mais antigo, levando em consideração que você irá gastar bem menos em um celular que será de qualidade. No entanto, é preciso prestar atenção no custo-benefício de adquirir-se um modelo mais antigo da marca.
Existem riscos em comprar um modelo antigo do iPhone?
Em síntese, um dos maiores problemas em fazer a compra de modelos com mais de sete anos da data de lançamento está ligada à baixa usabilidade do aparelho, visto que a Apple está sempre fornecendo atualizações do sistema operacional iOS com constância.
Esse modelo de atualização está ligado à obsolescência programada que, na medida em que o sistema se torna mais eficiente e complexo, os aparelhos mais antigos não suportam mais esses sistemas. Devido a isso, os aplicativos que forem lançados sempre serão compatíveis aos sistemas novos, fazendo com que o antigo deixe de ser utilizado. Tornando-se, portanto, obsoleto.
Então, caso você opte por comprar uma versão mais antiga do iPhone, é preciso entender que essa versão não pode ser tão antiga assim. O ideal é optar por modelos que estejam próximos do novo lançamento. Se o último lançamento é o iPhone 14, tente procurar por modelos como: iPhone 10, iPhone 11, iPhone 12 e iPhone 13.
Os modelos que estão abaixo desses citados anteriormente, possivelmente, daqui a curto período de tempo acabarão tornando-se desamparados. Por fim, é importante ressaltar que a média de um iPhone 10 usado é de 4.000,00 reais a 5.200,00 reais. Ou seja, os preços dessa marca sempre serão mais elevados que os demais smartphones do mercado.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp