Conecte-se conosco

Tecnologia

Concorrência acirrada! Baidu 'provoca' e diz que sua Inteligência Artificial é melhor que o ChatGPT

Publicado

em

A ‘guerra’ pela melhor versão da inteligência artificial está a todo vapor. A Baidu, gigante de tecnologia da China, fez um anúncio nessa última terça-feira (27) que mais pareceu uma provocação ao concorrente ChatGPT, criado pela OpenAI.  

De acordo com a empresa, a sua versão de chatbot, chamada Ernie AI, teria superado amplamente o rival. A companhia apontou que várias métricas importantes do sistema Ernie 3.5 estão à frente do sistema utilizado pelo ChatGPT.

A Baidu alega que o seu modelo de IA possui um treinamento e uma eficiência mais elevados, o que o coloca numa posição favorável para garantir interações mais rápidas em futuro próximo.

Além disso, o Ernie 3.5 é capaz de suportar plugins externos, ou seja, ele pode ser incrementado com ferramentas e aplicativos que permitem a atuação da inteligência artificial em contextos mais específicos e exigentes.

Duelo de IAs

O ChatGPT, desde que foi lançado oficialmente no final de 2022, é o grande responsável por gerar curiosidade e interesse pelos modelos de IA generativa, ou seja, aqueles que são capazes de responder por meio de texto e gerar conteúdos a partir das solicitações feitas pelos usuários.

As grandes empresas do setor de tecnologia começaram a correr contra o tempo e desenvolver os próprios sistemas para entrar na disputa. Não à toa, a Baidu, considerada uma das grandes concorrentes da OpenAI, tenta corresponder ao cenário e, mais do que isso, avançar para uma possível liderança.  

A companhia chinesa foi a primeira grande empresa a lançar um produto de inteligência artificial para rivalizar diretamente com o ChatGPT. O Ernie Bot IA foi lançado em março deste ano.

Esse setor está bem aquecido na China. Outras grandes companhias do país, como Alibaba e Tencent, também já anunciaram produtos próprios e entraram na disputa pelo melhor modelo de IA. Em futuro próximo, com certeza, teremos novidades e inovações nessa área.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com especialização em Comunicação Digital, e que trabalha há 14 anos como repórter e redator

Publicidade

MAIS ACESSADAS