Tecnologia
Concorrência: Starlink e seu impacto nas operadoras de internet brasileiras
Analistas observam o impacto da Starlink, de Elon Musk, nas empresas de telecomunicações do Brasil.
O setor de telecomunicações é uma área que tem passado por constantes transformações e inovações tecnológicas. Nos últimos anos, o projeto Starlink, liderado pelo magnata Elon Musk, tem chamado a atenção ao oferecer uma nova alternativa de acesso à internet via satélite em larga escala.
Com a promessa de fornecer uma conexão de alta velocidade e baixa latência em qualquer lugar do mundo, o Starlink desperta o interesse de muitos usuários e, ao mesmo tempo, levanta questionamentos sobre seu impacto no mercado de telecomunicações brasileiro.
Para os analistas da XP, Marco Nardini e Bernardo Guttmann, os serviços oferecidos pela empresa de Musk são mais atrativos, pois conseguem ofertar vantagens aos usuários como cobertura geográfica, latência e velocidade.
“Pode haver casos específicos em que os benefícios da Starlink compensam os custos mais altos para os usuários”, comenta a corretora. O preço para custear a instalação da antena e a mensalidade do serviço de internet ainda é superior ao dos concorrentes.
Os analistas também observam que importantes empresas de telecomunicações no Brasil ainda não disponibilizam planos de dados móveis voltados para a rede de 5g e que, quando acontecer, os preços por planos de internet ficarão ainda mais competitivos no mercado.
Saiba mais sobre a Starlink, de Elon Musk
A Starlink é um projeto liderado pela empresa SpaceX, fundada por Elon Musk, com o objetivo de fornecer acesso à internet em áreas remotas e rurais por meio de uma constelação de satélites de baixa órbita terrestre.
A ideia é superar as limitações das redes terrestres convencionais, oferecendo uma conexão de alta velocidade e baixa latência em qualquer lugar do mundo. A constelação Starlink planeja lançar milhares de satélites em órbita, formando uma rede global que possibilitará o acesso à internet para bilhões de pessoas.
Essa tecnologia promete revolucionar o setor de telecomunicações, oferecendo uma alternativa competitiva às operadoras tradicionais e ampliando o acesso à conectividade global.

-
Tecnologia1 dia atrás
Não caia nessa! 3 mensagens que podem ser golpes disfarçados no WhatsApp
-
Mercado de Trabalho13 horas atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Finanças2 dias atrás
Fatura paga na sexta: em quanto tempo o limite do cartão é liberado?
-
Economia2 dias atrás
Receita lança painel interativo sobre renúncias fiscais de empresas
-
Tecnologia1 dia atrás
Ferramenta expõe dados de contato no LinkedIn e preocupa usuários
-
Mundo2 dias atrás
FBI alerta para golpes com vozes geradas por inteligência artificial
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Brasil é o 6º país que mais adota trabalho remoto no mundo; veja o ranking
-
Empresas2 dias atrás
Log-In lucra R$ 26,5 mi no 1TRI25, alta de 219%