Concursos e Processos Seletivos
Concurso da Receita Federal: saiba como ser aprovado e conquiste estabilidade financeira
A Receita Federal realizará provas em março para o concurso público com 639 vagas para auditor fiscal e analista tributário. Ser concursado garante benefícios trabalhistas, estabilidade financeira e salários mais altos.
A Receita Federal anunciou a data das provas do concurso público que será realizada no dia 19 de março deste ano em todas as capitais do país. Com 639 vagas em aberto, sendo 230 para o cargo de auditor fiscal e 469 para o de analista tributário, diversas pessoas estão se preparando para ocupar uma dessas vagas.
Entretanto, muitos concurseiros estão preocupados em saber como se sairão no processo seletivo e, consequentemente, conquistar a tão sonhada vaga de emprego. Diante disso, especialistas consultados pelo portal UOL deram algumas dicas para quem deseja ser aprovado no concurso da Receita Federal.
Ser um profissional concursado pela Receita Federal garante diversos benefícios trabalhistas que vão além da ótima remuneração. Por exemplo, para o cargo de analista tributário, o salário é de R$ 11.684,39 e, para o auditor fiscal, é de R$ 21.029,09. Além disso, ao se tornar um servidor público pela Receita Federal, é possível usufruir de estabilidade financeira e de um salário mais alto em comparação aos valores recebidos no mesmo cargo em empresas privadas.
Outras vantagens de ser um profissional concursado incluem ter condições especiais de aposentadoria, receber mais benefícios trabalhistas além dos previstos na CLT e oportunidades de crescimento na carreira, o que pode resultar em um aumento de salário.
Para ser aprovado no concurso da Receita Federal, é preciso ter uma preparação rigorosa. O primeiro passo é ler o edital com atenção, já que nele constam todas as informações sobre as etapas, quantidade de questões e critérios de avaliação. Além disso, cada concurseiro deve escolher um método de estudo que mais se sinta confortável, como fazer cursos preparatórios, ler apostilas, assistir a lives, consultar livros em PDF, dentre outros.
Com base nisso, é possível elaborar um planejamento de estudos. É importante organizar a rotina a fim de separar horários específicos para estudar, definir metas diárias priorizando os conteúdos mais urgentes, começar pelas disciplinas básicas, fazer simulados e resolver questões de concursos anteriores, revisar todo o conteúdo estudado por meio de mapas mentais e resumos, e fazer um ciclo de estudos alternando as disciplinas durante a semana.
Para quem está tentando a vaga de analista tributário, é importante priorizar as matérias de Direito Constitucional, Administrativo e Tributário, e Legislação Tributária. Já para o cargo de auditor fiscal, o ideal é priorizar as disciplinas da área de Direito, Legislação Tributária, Legislação Aduaneira e Comércio Internacional. Por fim, os especialistas recomendam começar a se preparar entre um ano e meio a dois anos antes da data da prova para ter um bom resultado no concurso da Receita Federal.
-
Cotidiano2 dias atrás
Nem pense em batizar seu filho assim: 100 nomes que são proibidos no Brasil
-
Criptomoedas17 horas atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Taxista ou motorista de Uber: quem ganha mais?
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Como são as jornadas de trabalho nas grandes economias? Brasil discute fim do 6×1
-
Economia2 dias atrás
Reajuste no PIS/PASEP para 2025 beneficia trabalhadores brasileiros
-
Agronegócio2 dias atrás
5 tipos de fungos que mais atacam e destroem sua horta; saiba prevenir
-
Saúde2 dias atrás
Apenas um país permite a venda de órgãos humanos
-
Empresas2 dias atrás
Grande cervejaria encerra atividades e anuncia demissões em massa