Tecnologia
Conecte-se se for capaz: como proteger o Wi-Fi da sua casa de invasões?
A segurança do Wi-Fi é fundamental, principalmente nos dias de hoje, em que hackers e usuários mal-intencionados podem roubar suas informações pessoais e dados com relativa facilidade, caso assim desejem.
Então, se você quer ficar livre desse tipo de problemas ou apenas ter a rede só para você, confira as dicas abaixo.
Como proteger o Wi-Fi da sua casa
Criptografe a rede
Um dos melhores — se não o melhor — protocolos de segurança para rede sem fio é o Wi-Fi Protected Access 2 (WPA2), que garante uma excelente proteção. Para usá-lo, é fundamental escolher uma boa senha e o protocolo irá criptografar os dados que passam pela sua rede, gerando códigos aleatórios que dificultam a compreensão.
Use um firewall
Um firewall é um hardware ou software que ajuda a proteger sua rede contra ameaças de fora. Ele monitora o tráfego tanto de saída quanto de entrada, bloqueando qualquer atividade suspeita. Garanta que seu roteador tenha um firewall integrado e que ele esteja ativo.
Mantenha o firmware do roteador atualizado
O firmware é um software que controla o funcionamento do roteador. É fundamental mantê-lo sempre atualizado para corrigir vulnerabilidades de segurança e aprimorar o desempenho do aparelho. Confira com regularidade se existem atualizações disponíveis para o firmware do seu roteador e instale-as sempre que estiverem disponíveis.
Não deixe o nome da rede aparente
Ao configurar sua rede sem fio, é possível escolher entre deixar o nome visível (SSID) ou não. Optando por ocultar o SSID, os dispositivos terão que saber o nome exato da rede para se conectar a ela, o que pode ajudar a impedir que pessoas não autorizadas ou mal-intencionadas acessem o seu Wi-Fi.
Nunca use senhas fáceis
Por fim, mas provavelmente o mais óbvio e importante, nunca use senhas fáceis ou com informações pessoais, como datas de nascimento, nomes de animais de estimação, filhos ou pais. Certifique-se de criar uma senha forte e difícil de adivinhar para proteger sua rede e, se for preciso, anote-a em um lugar para não esquecer.

-
Economia1 dia atrás
Qual é a fortuna da mulher mais rica do mundo – e quem é ela?
-
Finanças16 horas atrás
Descubra por que esta moeda de 5 centavos pode valer uma fortuna
-
Tecnologia1 dia atrás
Não confie no ‘modo anônimo’: veja como realmente navegar com privacidade
-
Finanças9 horas atrás
Como identificar a nota de R$ 5 que vale mais que 1 salário mínimo?
-
Política1 dia atrás
Abandono afetivo é crime? Entenda o que diz a lei brasileira
-
Mundo2 dias atrás
Refeição em Nova York: quanto custa comer bem sem gastar muito?
-
Política14 horas atrás
Descubra quanto um deputado federal custa ao Brasil e como consultar esses valores
-
Empresas2 dias atrás
Queixas no Procon crescem 16%; veja empresas com mais reclamações