Conecte-se conosco

Economia

Confiança do comércio sobe 1,7 ponto em julho ante junho, aponta FGV

Em terceira alta consecutiva do setor, comércio sobe 1,7 ponto de junho para julho, para 86,1 pontos.

Publicado

em

Comércio

O Índice de Confiança do Comércio (Icom), mensurado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), cresceu 1,7 ponto de junho para julho, na terceira alta consecutiva. Com o aumento, a confiança no comércio brasileiro atingiu o patamar de 86,1 pontos, na escala de zero a 200. Os dados foram colhidos entre os dias 1 e 23 de julho, com informações de 765 empresas.

“A confiança do comércio mantém a trajetória de recuperação em julho, porém em ritmo menos intenso. O resultado do mês foi influenciado por mais uma alta do indicador que mede a percepção com o momento presente e acomodação do indicador de expectativas, que tinha avançado mais no último mês”, afirmou o coordenador da Sondagem do Comércio no Instituto Brasileiro de Economia da FGV (Ibre/FGV), Rodolpho Tobler.

“Ainda é preciso cautela na interpretação do resultado, considerando que houve recuperação de apenas 65% do que foi perdido no início da pandemia de coronavírus. Para os próximos meses, persiste o cenário de elevada incerteza e de fragilidade no mercado de trabalho, sugerindo dificuldades na recuperação total do setor”, complementa Tobler.

O Índice de Situação Atual (ISA-COM) elevou 6,4 pontos, chegando a 88,4, recuperando 83% da confiança que havia perdido no período de eclosão da pandemia do novo coronavírus. Já o índice de Expectativas (IECOM) reduziu três pontos, para 84,5% pontos, ficando em 22,5 pontos abaixo do patamar de fevereiro, no pré-pandemia.

Ainda que o ISA-COM apresente crescimento pelo terceiro mês consecutivo, ele não ocorreu de modo igual em todos os segmentos pesquisados, como destacou a FGV.

Sendo assim, a avaliação diante da situação dos atuantes na área dos bens essenciais obteve impacto reduzido, mantendo até a perspectiva ascendente, enquanto os demais foram mais afetados desde o início da pandemia, com a recuperação ainda tímida.

Publicidade
1 Comentário

1 Comentário

  1. Pingback: Índice de Confiança do Consumidor no Brasil atinge o maior nível desde março - Capitalist

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS