Conecte-se conosco

Economia

Confiança dos consumidores cai na França e na Alemanha

Devido ao conflito no leste europeu e a instabilidade econômica no mundo, os consumidores estão cada vez mais desacreditados na “retomada econômica”.

Publicado

em

O conflito no leste europeu entre Rússia e Ucrânia vem causando diversos problemas para os países que são contemplados pela União Europeia.

Leia mais: Páscoa: criatividade gera bons negócios

Nesse sentido, as pesquisas demonstraram que tanto a França quanto a Alemanha registraram quedas significativas referentes a confiança de seus consumidores no mês de março. Isso deu-se, de certa forma, uma vez que as tentativas de amenizar o impacto da guerra nos preços dos combustíveis mostraram-se não tão eficientes como os governos imaginavam.

Não obstante, o Banco Central europeu continha mostrando-se confiante no que tange a “zona do euro”, acreditando veementemente que, de fato, conseguirá evitar um processo de recessão, bem como o colapso do referente ao sentimentos dos consumidores para com a economia.

De acordo com o especialista em consumidor do instituto alemão GfK Rolf Buerkl, “em fevereiro, as esperanças ainda eram altas de que o sentimento do consumidor iria se recuperar com o alívio das restrições causadas pela pandemia. No entanto, a guerra na Ucrânia fez com que essas esperanças desaparecessem no ar”.

Contudo, de acordo com o GfK, na Alemanha, informou-se que o índice de sentimento do consumidor é baseado em uma pesquisa com cerca de 2 mil pessoas, em abril caiu para -15,5 pontos e em março para -8,5, desde fevereiro de 2021. A queda esperada era de -14,0.

Já na França, de acordo com a agência oficial que trabalha com os dados estatísticos, a Inseee, o índice de confiança do consumidor caiu cerca de 91 pontos contra a expectativa de 94 em fevereiro de 2021.

Geógrafo e pseudo escritor (ou contrário), tenho 23 anos, gaúcho, amante da sétima arte e tudo que envolva a comunicação

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS