Conecte-se conosco

Automobilística

Confira: Toyota apresenta seu primeiro automóvel 100% elétrico

Veículo é capaz de ter recursos acionados via celular. Chave digital de ignição pode ser passada por dispositivos móveis; confira os detalhes:

Publicado

em

A fabricante Toyota cedeu mais detalhes sobre seu primeiro modelo totalmente elétrico. O Toyota bZ4X deve chegar ao mercado até o final de 2022 em determinados países. Provavelmente, o veículo será encaminhado para a China, EUA, Japão e alguns locais da Europa. Aliás, o bZ4X é o primeiro de sete modelos elétricos que serão apresentados até 2025. Isso foi o que garantiu a Toyota recentemente.

Primeiro Toyota elétrico

O modelo elétrico da Toyota será produzido sobre a plataforma e-TNGA. Os veículos desenvolvidos assim contam com baixo centro de gravidade e alta rigidez torcional. A marca Subaru é outra que utiliza a mesma plataforma em seus veículos.

Através dessas características, os carros melhoram a performance em curvas e trechos off-road. Fora isso, o espaço interno acaba sendo mais bem aproveitado. De acordo com a Toyota, o espaço do interior e aproxima o de um sedã grande.

Tecnologia

A central multimidia do bZ4X está colocada no centro do painel e é conectada à internet. O quadro de instrumentos foi colocado em uma altura maior. Outro destaque do automóvel está no teto solar panorâmico.

Veja mais: Ford anuncia data de lançamento da Ranger 2023

De acordo com a montadora, a tecnologia será um ponto forte do novo modelo. O carro poderá ser controlado por meio de aplicativo para smartphone. Os usuários poderão bloquear, desbloquear e iniciar o sistema sem operação na tela.

Aliás, as próprias chaves de partida podem ser distribuídas digitalmente entre dispositivos moveis. Ou seja, fica mais fácil dar acesso a outros membros da família ao carro.

Mais detalhes

O teto solar do Toyota bZ4X é capaz de gerar energia elétrica para abastecer o carro. Ainda que não seja autossuficiente, o sistema pode economizar 1.8 mil km por ano. Além disso, o teto permite carregar o automóvel de modo espontâneo, sem centrais específicas.

Leia mais: Sem ICMS: Quanto custariam a gasolina e o diesel se o tributo fosse zerado?

Mais do que consumir energia, o veículo poderá fornecer eletricidade. Será possível conectar aparelhos ao veículo, por exemplo, como se ele fosse um mini gerador. A promessa tecnológica da marca é grande para o seu novo modelo.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS